BÉLA TARR - VOLUME II
Béla Tarr
Editado: 07-2014
preÇo: 25 euros
comprar
O Ninho Familiar 
Primeiro filme de Tarr é o retrato puro e duro de uma numerosa família que partilha um pequeno apartamento durante uma crise no mercado nacional de habitação. O excesso de pessoas a viver na mesma casa cria uma pressão no casamento de Laci, um soldado que acaba de ser dispensado do exército, e da sua mulher Irén, que passa os dias à procura de uma casa para ambos. O Ninho Familiar oferece uma pungente crítica ao patriarcado e revela os primeiros indícios da mestria inata de Tarr. 
Hungria, 1977, 100', PB, 4/3, 1.33.1 Húngaro, legendado em português 

Relações Pré-Fabricadas 
Retrato de um jovem casal de classe média, que nos aproxima das emoções mais cruas que o mistério do amor faz brotar à medida que se vai revelando. Filmado em blocos "pré-fabricados" de bairros de habitação pública, a narrativa é simultâneamente uma visão clara sobre uma relação amorosa e um retrato surrealista de um determinado contexto histórico e social. 
Hungria, 1982, 76', PB, 1.33.1 Húngaro, legendado em português

Hotel Magnezit 
Numa casa de operários, um homem é acusado de roubar. É despedido da fábrica onde trabalha e obrigado a sair da propriedade. 
Hungria, 1978, 13', PB, 4/3, 1:33.1 Húngaro, legendado em português 

Almanaque de Outono  
Retrato de quatro pessoas que partilham o tecto com a proprietária do apartamento e se desdobram em esquemas e manipulações, neste drama caseiro que une a temática do realismo social abordado nos primeiros filmes de Tarr a um posterior brio estilístico. 
Hungria, 1984, 120', COR, 4/3, 1.33.1 Húngaro, legendado em português 

Macbeth 
Composto por dois planos sequência, a adaptação de Macbeth por Béla Tarr preserva a tensão do originalm reiventando a luz e o espaço cénico. O actor húngaro Gyorgy Cserhalmi interpreta o icónico papel principal, acompanhado por assombrosos close-ups que descobrem o espírito conflituoso e atormentado da personagem. 
Hungria, 1982, 62', COR, 4/3, 1.33.1 Húngaro, legendado em português 

Viagem pela Planície 
Mihály Víg introduz o espectador ao universo dos poemas de Sándor Petöfi, numa homenagem ao poeta húngaro. 
Hungria, 1995, 35', COR, 4/3, 1.33.1 Húngaro, legendado em português 

Prólogo 
Filmado num sublime preto e branco e acompanhado pela música de Mihály Víg, foi a contribuição de Béla Tarr para o projecto Visions of Europe 
Hungria, 2004, 5', PB, 4/3, 1.33.1