O Sabor da Cereja
Abbas Kiarostami
Extras:
Capítulos
Imagens
Abbas Kiarostami Biofilmografia
Características Técnicas:
Farsi legendado em Português

1.1:66 | Som 2.0 | 16:9

M/ 12Q

ESGOTADO
Editado: 11-2007
preÇo: 10 euros
comprar
Este é um dos mais famosos filmes do realizador iraniano Abbas Kiarostami, consagrado no festival de Cannes, em 1997, com a Palma de Ouro. Filme de contornos aparentemente simples, O Sabor da Cereja torna-se, à medida que a história vai avançando, numa complexa meditação sobre a condição humana e a legitimidade do acto do suicídio, a partir da história de Badii, um homem desesperado que quer pôr fim aos seus dias e que parte à procura de alguém a quem possa pagar para o enterrar após a sua morte.
Marca indiscutível na obra de Kiarostami é a forma como o cineasta se liberta das habituais técnicas ficcionais e documentais, baralhando as fronteiras das duas e desafiando assim o papel dos espectadores, jogando com as suas expectativas e provocando a sua imaginação. Os seus filmes convidam o espectador à reflexão, pondo em causa estereótipos e questionando os seus próprios preconceitos. Neste filme, por exemplo, não é explicada a razão para o suicídio de Badii. Segundo Kiarostami, as partes não contadas ou não esclarecidas vão sendo criadas pelo espectador, tornando-o responsável e mesmo activo no filme que tem perante si.


festivais
Festival de Cannes 1997 - Palma de Ouro

com
Homayoun Ershadi, Abdolhossein Bagheri, Afshin Khorshid Bakhtiari, Safar Ali Moradi, Mir Hossein Noori, Ahmad Ansari, Hamid Masoumi, Elham Imani

ficha tÉcnica
realização, produção e montagem
Abbas Kiarostami
argumento Abbas Kiarostami
baseado num poema de Omar Khayyam
fotografia Homayon Payvar
Som Jehangir Mirshekari, Mohammad Reza  Delpak
director artístico Hassan Yekta Panah
efeitos especiais Asadollah Majidi
misturas Mohammad Reza Delpack
música I. Milles, J. Primerose
produtor Abbas Kiarostami
produção CIBY 2000

IRÃO - 1997 - 99' - cor