Persépolis
Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud
Características Técnicas:
Francês legendado em Português

1.85:1 | Dolby Digital | 16:9

M/12

DESCONTINUADO

Editado: 06-2008
preÇo: 10 euros
comprar
É a história comovente de uma menina que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica. É através dos olhos da precoce e extrovertida Marjane, de 9 anos, que vemos a esperança de um povo ser destruída quando os fundamentalistas tomam o poder, forçando as mulheres a usar o véu e mandando para a prisão milhares de pessoas.
Inteligente e destemida, Marjane consegue fintar os “guardas sociais” e descobre o punk, os Abba e os Iron Maiden. Mas, quando o seu tio é cruelmente executado e as bombas começam a cair sobre Teerão durante a guerra Irão/ Iraque, o medo diário que invade o quotidiano do Irão torna-se palpável.
À medida que vai crescendo, a ousadia de Marjane torna-se uma constante fonte de preocupação para os seus pais que temem pela sua segurança. Assim, aos 14 anos, tomam a difícil decisão de a enviar para uma escola na Áustria. Vulnerável e sozinha numa terra estranha, tem que enfrentar as típicas contrariedades dos adolescentes. Além do mais, Marjane é confundida com o fundamentalismo religioso e extremismo, exactamente as coisas de que fugiu no seu país. Com o tempo, acaba por ser aceite e até conhece o amor, mas com o fim do liceu começa a sentir-se sozinha e cheia de saudades de casa.

Apesar de isso significar ter que pôr o véu e viver numa sociedade tirânica, Marjane decide regressar ao Irão para estar mais perto da sua família. Após um difícil período de ajustamento, entra para uma escola de artes e casa-se, embora continue a levantar a sua voz contra a hipocrisia a que assiste. Aos 24 anos, percebe que, apesar de ser profundamente iraniana, não pode continuar a viver no Irão. É então que toma a dilacerante decisão de trocar a sua terra natal pela França, cheia de optimismo em relação ao futuro, moldada indelevelmente pelo seu passado.
Media
Estreia: 21-02-2008
festivais
Oscars 2008 - Nomeação Melhor Filme de Animação
Cannes 2007 - Prémio do Júri
com
as vozes de Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Simon Abkarian, Gabrielle Lopes, François Jerosme
ficha tÉcnica
argumento e realização Marjane Satrapi & Vincent Paronnaud
baseado na BD Original de Marjane Satrapi
produzido por Marc-Antoine Robert & Xavier Rigault
produtor associado Kathleen Kennedy
música original Olivier Bernet
director artístico Marc Jousset
montagem Stéphane Roche
coordenador de animação Christian Desmares
assistente de realização Denis Walgenwitz
design de produção Marisa Musy
som Thierry Lebon

FRANÇA – 2007 -  95’, cor/p&b

M/ 12