09 Janeiro 2015
70 ANOS DA II GUERRA MUNDIAL - 3 DOCUMENTÁRIOS EXTRAORDINÁRIOS E DE VISÃO OBRIGATÓRIA
No ano em que se comemoram os 70 anos sobre o fim da II Guerra Mundial e acompanhando o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de Janeiro), a Midas Filmes estreia um PROGRAMA ESPECIAL com três novos documentários extraordinários sobre este tema: A NOITE CAIRÁ de André Singer, O HOMEM DECENTE de Vanessa Lapa e O ÚLTIMO DOS INJUSTOS de Claude Lanzmann.

Este Programa Especial - durante 2 semanas, de 22 de Janeiro a 4 de Fevereiro - será acompanhado pela reposição em versão digital restaurada de O GRANDE DITADOR de Charles Chaplin no Cinema Ideal, em Lisboa.
O filme O ÚLTIMO DOS INJUSTOS estreará também no Porto, no UCI Arrábida.

A Noite Cairá segue as pisadas do filme conhecido como o “Hitchcock perdido”.
A 15 de Abril de 1945, as tropas britânicas libertaram o campo de concentração de Bergen-Belsen.  Uma equipa de filmagens filmou as pilhas de cadáveres e os sobreviventes, provas irrefutáveis dos crimes cometidos pelo regime Nazi. O produtor Sidney Bernstein planeava usá-las num filme e convidou Alfred Hitchcock para o montar. Mas, depois do fim da Guerra, as forças de ocupação mudaram a sua política e em vez de confrontar a Alemanha com a culpa, preferiram instalar a confiança para tornar possível a reconstrução do pós-Guerra. E estas imagens de horror indizível foram confinadas aos arquivos.
+ info e fotos http://www.midas-filmes.pt/estreias/proximas_estreias/a-noite-caira

O Homem Decente é um retrato único de umas das figuras mais proeminentes do Terceiro Reich: o Reichsfuhrer SS Heinrich Himmler, braço direito e carrasco de Adolf Hitler. Através de cartas, fotografias e diários encontrados na casa de família dos Himmler em 1945, o filme retrata a vida e a mente do “Arquitecto da Solução Final”. Himmler escreve: “na vida, é preciso ser decente, corajoso e ter bom coração”. Como é que alguém pode ser um herói aos seus próprios olhos e um assassino aos olhos do mundo?
+ info e fotos http://www.midas-filmes.pt/estreias/proximas_estreias/o-homem-decente

Em O Último dos Injustos, de Nisko a Theresienstadt e de Viena a Roma, o filme revela como nunca antes a génese da solução final, desmascara o verdadeiro rosto de Eichmann e desvenda as contradições do Conselho Judeu.
1975. Em Roma, Claude Lanzmann filma filme Benjamin Murmelstein, o último Presidente do Conselho Judeu do gueto de Theresienstadt, o único que sobreviveu à Guerra. Rabino em Viena, Murmelstein, depois da anexação da Áustria pela Alemanha em 1938, lutou com unhas e dentes com Eichmann, semana após semana, durante sete anos, conseguindo fazer com que 121 mil judeus emigrassem e evitando a liquidação do gueto.
2012. Claude Lanzmann com 87 anos, sem mascarar a passagem do tempo, mas mostrando a permanência dos lugares, recupera estas entrevistas em Roma, regressando a Theresienstadt, a cidade “dada aos judeus por Hitler”, gueto modelo, gueto-mentira eleito por Adolf Eichmann para enganar o mundo. Descobrimos a personalidade extraordinária de  Benjamin Murmelstein : dotado de uma inteligência fascinante e de uma coragem certa, memória incomparável, formidável contador de hitórias, irónico, sarcástico e verdadeiro.
+ info e fotos http://www.midas-filmes.pt/estreias/proximas_estreias/o-ultimo-dos-injustos

esta iniciativa será ainda acompanhada pela reposição, em versão digital restaurada de O GRANDE DITADOR de Charles Chaplin, no Cinema Ideal, em Lisboa.

Diariamente, a partir de quinta-feira 22 de Janeiro, no Cinema Ideal
16H00 - O ÚLTIMO DOS INJUSTOS (217’)
20H00 - O HOMEM DECENTE (94’)
21H45 - A NOITE CAIRÁ (75’)
11H00 - O GRANDE DITADOR, sábados e domingos