11 Março 2016
A ASSASSINA DE HOU HSIAO-HSIEN ESTREIA A 17 DE MARÇO EM LISBOA E NO PORTO
A Assassina de Hou Hsiao-Hsien estreia a 17 de Março em Lisboa (Cinema Ideal e Monumental) e Porto (Dolce Vita). No festival de Cannes, Hou Hsiao-Hsien conquistou o Prémio de Melhor Realizador.

O filme tem também já sessões agendadas em Tomar (Cine-teatro Paraíso, 22 de Março), Porto (Casa das Artes, 7 de Abril), Braga (Teatro GIl Vicente, 9 de Maio) e Guarda (Teatro Municipal da Guarda, 21 de Junho).

O filme foi considerado o Melhor Filme Estrangeiro de 2015 pela FIPRESCI, a federação internacional da crítica de cinema e teve antestreia em Portugal na Festa do Cinema Chinês.

China, Século IX. Nie Yinniang, a filha de 10 anos de um general, é raptada por uma freira, que a inicia nas artes marciais, transformando-a numa implacável assassina, responsável por matar cruéis e corruptos governadores locais. Um dia, após falhar uma missão, é enviada pela preceptora para a sua terra natal, com ordem para matar o homem a quem tinha sido prometida – um primo que agora lidera uma grande região militar no Norte da China.
Depois de 13 anos de exílio, a jovem mulher terá de confrontar os pais, as suas memórias e os sentimentos que, durante tanto tempo, reprimiu.