02 Agosto 2022
A CORDILHEIRA DOS SONHOS DE PATRICIO GUZMÁN JÁ DISPONÍVEL EM ALUGUER
A Cordilheira dos Sonhos de Patricio Guzmán, antestreado no Festival de Cannes onde ganhou o Prémio de Melhor Documentário, já está disponível em aluguer na Filmin e nos videoclubes dos operadores de televisão (NOS, MEO, Vodafone, Nowo).

No Chile, quando o sol nasce, tem de subir colinas e montes até atingir o topo da Cordilheira dos Andes. No Chile, a Cordilheira é tudo. Mas para os cidadãos chilenos, é um território desconhecido. 
Depois de ter ido para Norte em Nostalgia da Luz e para Sul em O Botão de Nácar, Guzmán quis filmar de perto esta imensa coluna vertebral para explorar os seus mistérios, revelando poderosas informações da história do passado e do presente chileno.

«“A cordilheira não era revolucionária”, diz Guzmán dos anos em que o importante era registar a utopia nascente; mas ao cruzar imagens de beleza esmagadora dos Andes com as memórias da repressão do regime filmadas por Pablo Salas, operador de câmara que criou um arquivo (“frágil mas essencial”) de imagens de protesto, está a construir uma meditação sobre a memória do país, pontuada por laivos de “culpa do sobrevivente”. É de uma ideia de “percurso”, “prolongamento”, “duração”, que aqui se fala; de um local onde o tempo humano, o tempo histórico e o tempo geológico se cruzam e afectam mutuamente. Como se o tempo fosse, ele próprio, o grande sobrevivente dos abalos sísmicos sociais que o Chile sofreu no último meio século, cuja poeira ainda está a assentar.» Jorge Mourinha, Público