20 Maio 2022
A imprensa nacional e internacional celebra ALMA VIVA em Cannes
Classificado por João Lopes, no Diário de Notícias, como "um dos grandes acontecimentos" da Semana da Crítica, Alma Viva de Cristèle Alves Meira, o primeiro filme da Competição a ser exibido, revela, nas palavras de Vasco Câmara, no Público, uma "energia brutalista", com "um olhar sobre a transmissão familiar como coisa infernal", e em que "a dimensão fantasmática e íntima, catártica mesmo, são coisas vigorosas".

Mas também a grande imprensa internacional não se poupou em elogios ao filme.


Em França o Le Monde fala de um filme "profundo, divertido e directo", "um filme de contornos enigmáticos que consegue reunir num só gesto o trivial e o espiritual, a dureza do quotidiano e o brilho alegre de uma canção." Já o Libération, referindo-se ao papel de Lua Michel, a jovem menina no centro do filme, destaca "uma interpretação de tirar o fôlego".


No Brasil, o jornal Estado de São Paulo, em artigo assinado por Rodrigo Fonseca, fala numa "narrativa inquieta, de uma elegância notável, na fotografia de Rui Poças, génio da imagem hoje na Europa".


Quanto à imprensa profissional anglo-saxónica, através do seu jornal de referência, o Screen International, refere Alma Viva como "um pequeno trabalho, delicado mas envolvente, que com muito cuidado mantém a sua referência ao sobrenatural firmemente ancorada no realismo".

E o site Deadline vinca que Alma Viva é "uma estreia sedutora" e um trabalho "de que os actores e a equipa devem estar orgulhosos".


Sendo o único filme português este ano apresentado em Competição em Cannes (na Semana da Crítica), Alma Viva é parte de uma presença nacional no mais importante festival de cinema do mundo que é este ano extremamente significativa. A Midas Filmes tem muito orgulho em fazer parte desta representação do cinema português.