03 Outubro 2022
A revista CINÉFILO (1973/74) : ontem como hoje | Cinemateca - 3ª-f, 4 Outubro, 18:00

Mesa-redonda com moderação do Director José Manuel Costa e a participação de António-Pedro Vasconcelos (então chefe de redacção da revista), do crítico João Lopes e da investigadora Filipa Rosário


Por iniciativa da Midas Filmes, a revista CINÉFILO - que teve a sua segunda existência entre Outubro de 1973 e Junho de 1974 - vai ter a sua edição, de 37 números, disponibilizada online.

Dirigida pelo cineasta Fernando Lopes, a CINÉFILO foi um caso absolutamente singular na imprensa cultural portuguesa e em particular no acompanhamento da actualidade cinematográfica.

A longa entrevista feita a Roberto Rosselini aquando do ciclo que a Gulbenkian lhe dedicou é sempre lembrada, mas ao longo desses poucos mais de nove meses a revista acompanhou de perto o novo impulso que o cinema português então conhecia. E ao lado do cinema teve um papel decisivo no acompanhamento dos grupos de teatro independentes que então surgiram (e em particular a Cornucópia), e da nova música portuguesa e em particular de Zeca Afonso (outra longa e célebre entrevista, a acompanhar a edição de Venham Mais Cinco).

Foi também na Cinéfilo que escreveu regularmente Eduardo Prado Coelho e que Vasco Pulido Valente começou as suas crónicas inconfundíveis. Mas a revista foi também inovadora no grafismo e teve um papel decisivo na geração de criadores que explodiria no pós-25 de Abril.

Esta disponibilização dos 37 números da revista, editados entre 4 de Outubro de 1973 e 22 de Junho de 1974, num total de 1.924 páginas, é também para nós um momento particular de lembrar o cineasta Fernando Lopes, que “realizador, produtor, criador e único verdadeiro director da RTP2, foi também à sua maneira um dos grandes jornalistas (e directores) que por nós passaram. Era um leitor compulsivo, e um muito compulsivo leitor de jornais, mas o CINÉFILO de que foi director permanece um caso único na imprensa portuguesa. Que todos os que vieram depois, possam agora sabê-lo”.


https://issuu.com/cinefilo1973-74/stacks/004f154fb41047f5a10190053068d898

(a produção da disponibilização da edição da revista CINÉFILO foi realizada com o apoio financeiro do ICA)