19 Junho 2020
A STORY FROM AFRICA e SONHÁMOS UM PAÍS - a sessão de abertura do 7.doc - o doclisboa no cinema Ideal
25 de Junho, às 21:30, com a presença dos realizadores. 

É já na próxima quinta-feira, 25 de Junho, que tem início o programa 7.doc, organizado pelo Doclisboa no cinema Ideal, em Lisboa. 
Na sessão de abertura serão exibidos dois filmes, um dos quais produzido pela Midas Filmes, Sonhámos um País de Camilo de Sousa e Isabel Noronha.


Será uma sessão que não podia ser de maior actualidade, reunindo filmes que falam sobre a relação de Portugal com África. No filme de Billy Woodberry (nome incontornável do cinema negro norte-americano e em particular da chamada LA Rebellion dos anos 70/80) um trabalho sobre imagens fotográficas do princípio do século XX e da ocupação colonial. No filme de Camilo de Sousa e Isabel Noronha, um percurso de vida desde antes de 74, na guerra de libertação, passando pelo pós-independência (de que se assinalam nesse dia precisamente 45 anos) e o eco desses anos na actualidade.


Sonhámos Um País de Camilo de Sousa, Isabel Noronha
2019 • PORTUGAL, MOÇAMBIQUE • 70’
https://www.doclisboa.org/2019/filmes/sonhamos-um-pais/
No início dos anos 70, Camilo de Sousa saiu de Lourenço Marques, Moçambique, andou pela Europa, juntou-se aos guerrilheiros da Frelimo e tornou-se cineasta. Hoje, a viver em Portugal, regressa a Moçambique para reencontrar dois camaradas de armas. Com Aleixo Caindi e Julião Papalo ele rememora tempos antigos, quando a alegria da libertação deu lugar aos tempos negros em que a procura do ‘homem novo’ veio destruir os sonhos e as ilusões de um país.



A Story from Africa de Billy Woodberry
2019 • PORTUGAL • 33’
https://www.doclisboa.org/2019/filmes/a-story-from-africa/
Na sequência da resolução da Conferência de Berlim de 1885 quanto à divisão de África, o exército português usa um oficial talentoso para registar a ocupação efectiva do território conquistado em 1907 ao povo cuamato, no sul de Angola. A Story from Africa dá vida a este arquivo fotográfico raramente visto através da história trágica de Calipalula, o fidalgo cuamato que foi decisivo no desenrolar dos eventos desta campanha de pacificação portuguesa.