27 Maio 2019
A VIOLAÇÃO DE RECY TAYLOR NOS CINEMAS, EM DVD E EM VOD
A Violação de Recy Taylor, de Nancy Buirski, estreia a 30 de Maio em Lisboa (Cinema Ideal) e Cascais (Cinema da Villa). O documentário imprescindível sobre uma mulher que ousou falar e denunciar os homens que a violaram será editado em DVD uma semana depois e estará disponível nos videoclubes dos operadores de televisão e na Filmin.


Recy Taylor é uma mãe de 24 anos negra que é violada por seis homens brancos, em 1944, no Alabama. Nestas situações, poucas mulheres falavam, temendo pelas suas vidas. Mas Recy Taylor identificou os seus violadores. Rosa Parks investigou o caso e apoiou-a na sua tentativa de conseguir justiça.  O filme expõe um legado de abuso físico das mulheres negras e revela o papel de Rosa Parks no caso de Recy Taylor.

Oprah Winfrey destacou a importância de Recy Taylor no seu discurso de agradecimento na cerimónia em que foi distinguida com o Globo de Ouro pela sua carreira: “É um nome que conheço e que vocês também deviam conhecer. Durante demasiado tempo as mulheres não foram ouvidas nem acreditaram nelas quando ousaram contar a sua verdade”.