07 Setembro 2017
AKI KAURISMÄKI DISTINGUIDO COM O GRANDE PRÉMIO DA CRÍTICA INTERNACIONAL POR O OUTRO LADO DA ESPERANÇA
Aki Kaurismäki foi distinguido com o Grande Prémio da Crítica Internacional para o Melhor Filme do ano por O Outro Lado da Esperança, que a Midas estreará em Outubro. O prémio será entregue na cerimónia de abertura do Festival de San Sebastian, no dia 22 de Setembro.
Aki Kaurismäki tinha já recebido o Urso de Prata de Melhor Realizador no Festival de Berlim pelo segundo tomo da trilogia que iniciou com Le Havre.

Duas histórias que se cruzam. Khaled é um refugiado sírio que perdeu quase toda a família. Chega a Helsínquia e procura asilo sem grande esperança no seu futuro. Wikström é um caixeiro-viajante nos seus cinquenta anos que decide deixar a mulher e o trabalho. Muda de vida e compra um pequeno restaurante. Quando as autoridades decidem extraditar Khaled, como muitos outros, ele decide ficar ilegalmente em Helsínquia e desaparecer nas ruas da cidade, onde é vítima de vários actos de racismo, mas onde também encontra bondade pura. Wikström descobre-o e decide contratá-lo. A vida parece sorrir por um momento, mas o destino depressa intervém, podendo tanto conduzir a uma vida respeitável como ao cemitério.

O Grande Prémio da Crítica Internacional distinguiu, desde a sua criação em 1999, realizadores conceituados entre os quais Pedro Almodóvar, Michael Haneke, Cristian Mungiu, Paul Thomas Anderson, Jean-Luc Godard, e Roman Polanski.