19 Setembro 2022
ALMA VIVA Candidato de Portugal à Nomeação para os Oscars 2023, estreia a 3 de Novembro
ALMA VIVA de Cristèle Alves Meira, que a Midas Filmes produziu com a Fluxus Films, França, e a Entre Chien et Loup, Bélgica, foi escolhido em votação dos membros da Academia Portuguesa de Cinema como Candidato de Portugal à Nomeação para os Oscars 2023 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Estreado internacionalmente na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes em Maio passado, o filme estreia em Portugal no próximo dia 3 de Novembro, estando entretanto a ser exibido em festivais de cinema um pouco por todo o mundo.

Com imagem de Rui Poças, e interpretado por Lua Michel, Ester Catalão, Ana Padrão, Jacqueline Corado e Duarte Pina, entre outros, o filme foi produzido com o apoio do ICA (co-produções minoritárias e Fundo Luso-Francês), e da RTP e do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, cujas participações foram decisivas para a sua produção.

Rodado em Trás-os-Montes, no concelho de Vimioso, o filme vai buscar inspiração às memória de infância da realizadora: “Como todos as anos, a pequena Salomé regressa à aldeia natal da sua família, nas montanhas de Trás-os-Montes, para passar as férias de Verão. É um tempo de festa e de descontração, mas subitamente a sua adorada avó, morre. Enquanto os adultos se disputam por causa do funeral, Salomé é assombrada pelo espírito da sua avó que na aldeia era vista como uma bruxa…”