06 Maio 2022
ALMA VIVA de Cristéle Alves Meira (produção da Midas) em Competição em Cannes na Semana da Crítica
Alma Viva (antes intitulado Bruxa), a primeira longa-metragem de Cristéle Alves Meira, rodada em Trás-os-Montes no Verão do ano passado,  vai ter a sua estreia mundial na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes, que decorrerá entre 18 e 26 de Maio próximos.

Cristèle Alves Meira, de nacionalidade portuguesa e francesa, tinha já estado presente na competição da Semana da Crítica com a sua curta Campo de Víboras, premiada também no Indielisboa, tal como com a curta Invisível Herói, filmes que circularam e foram premiados em festivais um pouco por todo o mundo.

Nesta primeira longa Cristèle Alves Meira filma no norte de Portugal, na região de Vimioso, de onde a sua família é originária, a história de uma menina que vem todos os anos de França passar as férias de Verão com a sua avó.

Co-produção entre a Midas Filmes, a francesa Fluxus Films e a belga Entre Chien et Loup, e com o apoio do Fundo Eurimages, e em Portugal com apoio do ICA, da RTP e do Fundo do Turismo, o filme tem direcção de fotografia de Rui Poças, conta com actores como Ana Padrão, Esther Catalão, Duarte Pina, Nuno Gil, Pedro Lacerda, e foi integralmente filmado em Portugal com uma equipa de produção maioritariamente portuguesa.


Agosto, uma aldeia em Trás-os-Montes. Os emigrantes chegam de férias. Salomé, uma miúda de nove anos, adora a sua velha avó portuguesa com quem desde sempre passa as férias de verão. Até que uma noite assiste, impotente e sem compreender o que aconteceu, à sua morte, de que se culpabiliza.
Enquanto a mãe chega de urgência de França, e com os tios organiza o funeral, Salomé é possuída por uma força incontrolável e quase mata a vizinha da sua avó, que suspeita tê-la envenenado.
Acusada pelas gentes da aldeia de bruxaria, a miúda desconfia que foi possuída pelo espírito da sua avó, que através dela quer fazer o seu ajuste de contas.
Ao mesmo tempo que procura desembaraçar-se dessa tarefa, Salomé toma consciência da herança que lhe foi deixada pela avó...