25 Outubro 2022
ALMA VIVA em antestreia sábado 29, em dia de Cristèle Alves Meira na Cinemateca Portuguesa
É já no próximo sábado, 29 de Outubro, que ALMA VIVA - o filme indicado por Portugal aos Oscars 2023 pela Academia Portuguesa de Cinema - realizado por Cristèle Alves Meira, tem às 21:30 a sua antestreia em Lisboa, precedida de uma outra sessão (às 19:00) com quatro curtas-metragens da realizadora.

Apresentado pela primeira vez na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes em Maio passado, ALMA VIVA tem desde então circulado e sido premiado em inúmeros festivais um pouco por todo o mundo, e tem a sua primeira estreia nos cinemas em Portugal, já no próximo dia 3 de Novembro, em mais de vinte salas de todo o país.

Antes, a realizadora e a equipa do filme, interpretado por Lua Michel, Ana Padrão, Jacqueline Corado, Ester Catalão e Duarte Pina, estarão numa sessão especial de antestreia (aberta ao público) em Lisboa na Cinemateca Portuguesa, este próximo sábado.

A anteceder essa sessão, haverá uma outra, pelas 19:00 horas, em que Cristèle Alves Meira apresentará as suas 4 curtas-metragens, a mais recente das quais em estreia absoluta em Portugal: “Tchau-Tchau”, filmada durante a pandemia, junta-se assim a Sol Branco, Campo de Víboras (tal como Alma Viva ambas filmadas em Trás-os-Montes) e Invisível Herói.

Para além desta antestreia em Lisboa, a realizadora acompanhará sessões de antestreia em Vimioso, Casa da Cultura, no domingo 30, 20:30 (concelho em que se situa Junqueira, aldeia onde o filme foi rodado e de onde a família materna da realizadora é originária ); em Mirandela, Auditório Municipal, segunda, 31, 21:30 ; em Viana do Castelo, Cineplace Estação Viana Shopping, terça 1, 21:40; e no Porto, cinema Trindade, quarta, 2, 21:30.

Recorde-se que ALMA VIVA é a escolha de Portugal para a Nomeação ao Oscar Melhor Filme Internacional, por voto da Academia Portuguesa de Cinema.
Co-produzido pela Midas Filmes com a Fluxus Films (França) e a Entre Chien et Loup (Bélgica), ALMA VIVA teve o apoio do ICA, do Fundo de Co-Produção Franco-Português, do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema e da RTP - Rádio e Televisão de Portugal, e do Programa Eurimages do Conselho da Europa.