30 Novembro 2023
ALMA VIVA nomeado para o GOYA Melhor Filme Ibero-americano!
Foram esta manhã anunciados os filmes nomeados para os Goya’s, prémios da Academia de Cinema de Espanha: Alma Viva de Cristèle Alves Meira foi um dos cinco escolhidos para a votação final do GOYA para Melhor Filme Ibero-americano.

De uma lista de 14 filmes apresentados pela Academia de cada país ibero-americano, os membros da Academia de Espanha escolheram cinco, que agora vão ser submetidos à votação final (filmes vindos da Argentina, Chile, Porto Rico, Venezuela… e Portugal).
Os prémios Goya serão entregues em cerimónia a ter lugar em Valladolid, a 10 de Fevereiro do próximo ano.

Recorde-se que foi no mesmo festival de cinema que se realiza nessa cidade, o SEMINCI, que Cristèle Alves Meira recebeu o prémio para Melhor Jovem Realizadora, um dos muitos prémios que o filme tem vindo a receber desde que teve a sua estreia mundial na Semana da Crítica de Cannes, e que em Portugal têm sido mais que muitos: seis prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema, entre os quais o de Melhor Filme, Melhor Filme também nos Globos de Ouro da SIC, prémios para melhor actriz da GDA para Lua Michel e Ana Padrão (que recebe hoje mesmo o Prémio SPA Melhor Actriz).

O filme, co-produção entre Portugal, a França (Gaelle Mareschi, Fluxus Films) e a Bélgica (Raquel Morte, Entre Chien et Loup), teve entre nós um pequeno apoio do ICA, e um financiamento muito importante por parte do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema, e sobretudo da RTP.

A campanha de promoção em Espanha tem vindo a ser financiada pela Midas Filmes, em articulação com o seu distribuidor espanhol – Paco Poch Cinema –, que tem sido incansável na defesa do filme no país vizinho, e resultou já nesta inédita nomeação (sem qualquer apoio por parte do Instituto de Cinema português), e abrange também a nomeação para os prémios Gaudí, da Academia de Cinema da Catalunha, como Melhor Filme Europeu.

Entre nós, o filme teve um notável sucesso de estima e de público, e está neste momento disponível em edição DVD e nos videoclubes das televisões, da Filmin e do cinema Ideal.