23 Março 2011
ANA VIEIRA : E O QUE NÃO É VISTO EM DVD
Ana Vieira: e o que não é visto, um filme realizado por Jorge Silva Melo, estreia amanhã, dia 24 de Março, na Fundação Calouste Gulbenkian, às 18h30, numa sessão que marca também o lançamento em DVD do filme.

Ana Vieira, uma das mais singulares artistas portuguesas contemporâneas, foi alvo de uma releitura da sua obra na exposição Muros de Abrigo, apresentada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. A exposição pode ser vista até ao dia 27 de Março.

É insólito o lugar de Ana Vieira na arte portuguesa: trabalhando o rasto, a sombra, a passagem da luz (ou dos corpos?), o reflexo, a sobreposição, a pegada, a memória ou a planificação do futuro, a sua arte raia o invisível. E questiona o lugar da arte - e do espectador, colocado sempre “de fora” ou com a consciência do “off”. Pois não é Ana Vieira que diz “o que me interessa mais neste momento é o que não é dito e o que não é visto”? Jorge Silva Melo

Ana Vieira: e o que não é visto é o novo título da colecção Arte & Artistas de fazem parte 11 filmes documentários: Ângelo De Sousa – Tudo o que sou capaz de Jorge Silva Melo, Lourdes Castro – Pelas Sombras de Catarina Mourão, Pedro Calapez – Trabalhos do Olhar de Luís Miguel Castro, António Sena – A Mão Esquiva de Jorge Silva Melo, Michael Biberstein - O Meu Amigo Mike ao Trabalho de Fernando Lopes,  Bartolomeu Cid Dos Santos - Por Terras Devastadas de Jorge Silva Melo, Joana Vasconcelos - Coração Independente de Joana Cunha Ferreira, 6=0 Homeostética de Bruno de Almeida, Gravura – Esta Mútua Aprendizagem de Jorge Silva Melo, Helena Almeida – Pintura Habitada de Joana Ascensão,  e Nikias Skapinakis – O Teatro dos Outros de Jorge Silva Melo.