24 Abril 2019
ANOITECER – NAPSZÁLLTA O NOVO FILME DE LÁSZLÓ NEMES CONTINUA EM EXIBIÇÃO EM LISBOA E NO PORTO
Anoitecer – Napszállta o novo filme de László Nemes, o premiado realizador de O Filho de Saul, continua em exibição em Lisboa (Cinema Ideal e UCI El Corte Inglés) e no Porto (Cinema Trindade). 

Antestreado no Festival de Veneza, o filme foi aplaudido pela crítica. 

1913, Budapeste, o coração da Europa. Irisz Leiter, 20 anos, chega à capital húngara depois de ter passado a infância e adolescência num orfanato. Tenta arranjar trabalho como modista na loja que pertencera aos falecidos pais. Quando um homem a interpela à procura de Kalman Leiter, Irisz é subitamente confrontada com o seu passado. Na procura de respostas sobre o que aconteceu à sua família, Irisz depara-se com segredos sombrios e é arrastada para o turbilhão de uma civilização nas vésperas do seu anoitecer.

“Um filme intrigante e belíssimo”. Jorge Leitão Ramos, Expresso

“É daqueles filmes que depois percebmos que (já) nos ocuparam. Fica connosco esta passagem para Irisz, akguém que quer ver, a partir de Saul, alguém que escolheu não ver: em ambos, uma determinação, uma obsessão, que carrega com sombras e dureza o olhar das figuras e as suas escolhas”. Vasco Câmara, Público