02 Setembro 2013
AS OBRAS-PRIMAS DE VICTOR ERICE EDITADAS EM DVD
Dia 12 de Setembro chega às lojas a edição em DVD de 5 filmes de Victor Erice numa colecção dedicada às obras-primas de um dos maiores  realizadores contemporâneos: “O Espírito da Colmeia”, “O Sul”, “O Sol do Marmeleiro”, “Alumbramiento” e “La Morte Rouge”. 


Numa edição que incluí ainda o filme “Paris-Madrid, Idas-Voltas”, de Alain Bergala, episódio da série Cineastas do Nosso Tempo, e vários extras, entre os quais uma conversa entre Erice e Manuel Asín (esta edição será complementada no próximo ano com a edição internacional de “Erice-Kiarostami Correspondências”, assim se fechando a obra completa do realizador entre nós).

Em simultâneo com este lançamento, Víctor Erice estará alguns dias em Lisboa, acompanhando uma Retrospectiva da sua obra na Cinemateca Portuguesa, onde serão pela primeira vez apresentados os filmes “Alumbramiento” e “La Morte Rouge”.
Nesta homenagem a Víctor Erice, inclui-se ainda a antestreia em Portugal de “Like Someone in Love”, último filme do iraniano Abbas Kiarostami (sábado, 14 de Setembro) e realizador com quem Erice trocou as cartas filmadas que resultaram em «Erice-Kiarostami Correspondências».  “Like Someone in Love” estreará nos cinemas UCI a 26 de Setembro.

A apresentação do filme de Abbas Kiarostami contará com a presença de Víctor Erice e do cineasta português Pedro Costa, que por esses dias estará a apresentar na Cinemateca a edição de “Casa de Lava - Caderno”, uma reprodução facsimilada do caderno original de Pedro Costa da rodagem do filme (em vez do argumento tradicional, este caderno reúne imagens, cartas, recortes de jornais, citações, postais, pinturas) que inclui em anexo uma conversa entre o realizador e Nuno Crespo, e um texto de Philippe Azoury (em português, inglês e francês).
Edição esta que será acompanhada pela projecção dos filmes “Casa de Lava” e de “I Walked with a Zombie” de Jacques Tourneur.

DVD 1
O ESPÍRITO DA COLMEIA

Festival de San Sebastián - Concha de Ouro
Aconteceu numa pequena povoação de Castilla La Mancha há muitos anos atrás. Num domingo, duas meninas de oito e seis anos, Isabel e Ana, assistem ao filme “O doutor Frankenstein”. A pequena Ana começa a perguntar à irmã mais velha pelo monstro. Um dia,  Ana desaparece de casa. Enquanto toda a povoação andava à sua procura, ela, encandeada pela luz da lua na corrente do rio, conseguiu ver o monstro de Frankenstein e desde essa altura nunca mais parou de o chamar.
Espanha, 1973, 94’, cor, Espanhol legendado em Português

DVD 2
O SUL

Festival de Chicago - Hugo de Ouro, Melhor Filme
“A Gaivota” é uma casa com um cata-vento localizada nos arredores de uma cidade do norte de Espanha. Nela vivem Agustin, médico e adivinho, a sua mulher Júlia, maestrina perseguida durante a Guerra Civil, e Estrella, a filha de ambos. Estrella percorrerá o caminho desde a infância até à adolescência suspeitando que há algo oculto na vida do pai: outra mulher. À medida que Estrella vai sabendo mais, a vida na “Gaivota” começa a mudar.
Espanha, França, 1983, 90’, cor,  Espanhol legendado em Português

DVD 3 - 2 discos
O SOL DO MARMELEIRO

Festival de Cannes – Prémio do Júri, Prémio da Crítica
Disco 1 – FILME - Um artista pinta um marmeleiro plantado no seu jardim. Embora já tenha trabalhado este tema outras vezes, nunca introduziu os raios de sol entre as folhas da árvore. Capturar esse efeito da luz é bastante difícil. Desta vez resolveu enfrentar essa dificuldade. Age como sempre, com uma tensão razoável, sem perseguir a ideia de acabar o quadro, sem outro desejo que não seja permanecer umas semanas de Outono junto à árvore. Quando o Inverno se anuncia, os marmelos maduros, ao cair dos ramos, põem fim ao seu trabalho, iniciando no chão o seu processo de decomposição. É então que, à noite, o artista nos conta um sonho.
Espanha, 1992, 139’, cor, Espanhol legendado em Português, Inglês, Francês, Italiano e Alemão
Disco 2 - EXTRAS
NOTAS (1990-2003) (29’) Imagens do trabalho do pintor Antonio López em diferentes cenários urbanos  de Madrid, no Verão de 1990, gravados em vídeo por Víctor Erice e montados 13 anos depois. Com comentários do pintor e do cineasta.
CONVERSA VÍCTOR ERICE/ ANTONIO LÓPEZ (38’) Antonio López e Víctor Erice conversam com Cayetana Guillén Cuervo sobre a rodagem e alguns dos temas levantados pelo filme no programa Versión Española, emitido pela TVE a 16 de Novembro de 1999. (cortesia TVE)
CENAS NÃO UTILIZADAS (18’) As Meninas. Antonio López e Enrique Gran comentam algumas características do quadro de Velásquez.
A Visita dos Amigos. Cena alternativa, maior, da visita dos pintores a Antonio López.
DETRÁS DA CÂMARA Fotos de rodagem. Víctor Erice. - Biofilmografia ilustrada
PORTFOLIO Documentos gráficos diversos (cerca de 240 imagens) sobre os artistas presentes no filme. Reproduções de algumas das suas obras mais representativas, com especial enfoque nas realizadas por Antonio López.
Extras em Espanhol legendados em Inglês e Francês)
(discos da edição original espanhola © Rosebud Films)


DVD 4
ALUMBRAMIENTO

Uma tarde de Verão, 1940. No escuro, juntamente com os sons do campo ouve-se o choro de um recém-nascido. Depois da azáfama do parto, a jovem mãe e o seu filho dormem. De repente, uma gota de sangue escorre nas fraldas do bebé: ninguém sabe. Os habitantes continuam o seu trabalho ou os seus jogos. E a natureza indiferente segue o seu curso cegamente.
Espanha, 2002, 11’, PB, Espanhol legendado em Português (episódio do filme Dez Minutos de Vida)
LA MORTE ROUGE
“Sim, esse era o nome do lugar: uma aldeia rodeada de pântanos, no Canadá francês, nos arredores do Quebeque. Nunca a consegui encontrar nos mapas, certamente porque apenas existiu na imaginação dos argumentistas do filme “ A Garra Escarlate”, o primeiro filme que me recordo de ter alguma vez visto.”
Espanha, 2006, 34’, Cor, Espanhol legendado em Português
Extras
CONVERSA ENTRE VÍCTOR ERICE E MANUEL ASÍN
NA RODAGEM DE ALUMBRAMIENTO
CENA NÃO UTILIZADA LA MORTE ROUGE
BIOFILMOGRAFIA
PORTFOLIO

PARIS – MADRID, IDAS - VOLTAS

Um filme de Alain Bergala, para a série Cinéma, de notre temps
Sob a direcção e olhar atento de Alain Bergala, o realizador espanhol Víctor Erice fala do cinema americano que marcou a sua infância, da influência que O Ladrão de Bicicletas, de Vittorio di Sica teve sobre si quando aos 13 anos viu o filme, o descobrimento da Nova Vaga aos 18 anos com o filme Os 400 Golpes, de François Truffaut – o filme que o pôs a escrever sobre cinema pela primeira vez. Bergala acompanha Erice entre Madrid e Paris recordando os passos primordiais da sua formação como cineasta e recuperando lugares mais vivos que nunca na sua memória de cinéfilo.
França, 2010, 73’, cor, Francês e Espanhol legendado em Português