23 Maio 2011
BANKSY – PINTA A PAREDE! ESTREIA ESTA SEMANA
A Midas Filmes estreia esta quinta-feira, a 26 de Maio, o filme Banksy - Pinta a Parede! realizado pelo mítico artista britânico Banksy em exclusivo no UCI El Corte Inglés, em Lisboa, e no UCI Arrábida, em Gaia, uma estreia inserida num conjunto de acções sob o mote “A Arte Saiu à Rua” e que incluem várias iniciativas da FNAC, da Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa e da Taschen.

Nomeado para o Oscar de Melhor Documentário, Banksy - Pinta a Parede! é um filme arrojado e divertido sobre a arte urbana e um dos maiores segredos da arte contemporânea: quem é o artista que assina como Banksy.

Paralelamente à estreia do filme, haverá um conjunto de debates nas FNAC Chiado e Colombo, em Lisboa, e na FNAC Santa Catarina, no Porto, sobre a arte urbana, que contarão com a presença de vários artistas e galeristas.

No final de Maio e início de Junho, a Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa inaugura a exposição “A Rua Continua”, continuando o trabalho que tem vindo a dedicar a esta expressão artística. Simultaneamente, lançará o site www.galeriaurbana.pt, que terá, entre outras informações, um roteiro dos registos de arte urbana de Lisboa desde o 25 de Abril até à actualidade, e fará uma campanha de intervenções artísticas em 5 camiões de recolha de resíduos (os camiões que circulam no Bairro Alto, na Baixa e na 24 de Julho) e uma customização de vários vidrões pela cidade.

A Taschen associa-se também às várias iniciativas com o re-lançamento do livro Trespass – História da Arte Urbana Não Encomendada.