12 Junho 2014
BÉLA TARR – Volume II - 7 FILMES INÉDITOS EM DVD
Chega às lojas a 7 de Julho, o segundo volume da Colecção Béla Tarr, editada pela Midas Filmes. Composto por uma série de filmes inéditos em Portugal, esta é a oportunidade única de conhecer a obra do realizador húngaro.
O Pack inclui os filmes: O Ninho Familiar, Relações Pré-Fabricadas, Almanaque de Outono, Hotel Magnezit, Macbeth, Viagem pela Planície e Prólogo.

O pack poderá ser pré-encomendado a partir da próxima semana através da FNAC online. O pack tem um preço especial de lançamento de 20 euros até ao final de Setembro e a partir desta data passará a custar 25 euros.
O volume I, que inclui os filmes O Cavalo de Turim, Danação, O Tango de Satanás e As Harmonias de Werckmeister, voltará também a ter o preço promocional durante esta campanha de lançamento (30 euros).

O Ninho Familiar, primeiro filme de Tarr é o retrato puro e duro de uma numerosa família que partilha um pequeno apartamento durante uma crise no mercado nacional de habitação. O excesso de pessoas a viver na mesma casa cria uma pressão no casamento de Laci, um soldado que acaba de ser dispensado do exército, e da sua mulher Irén, que passa os dias à procura de uma casa para ambos. O Ninho Familiar oferece uma pungente crítica ao patriarcado e revela os primeiros indícios da mestria inata de Tarr.

Relações Pré-Fabricadas é o retrato de um jovem casal de classe média, que nos aproxima das emoções mais cruas que o mistério do amor faz brotar à medida que se vai revelando. Filmado em blocos "pré-fabricados" de bairros de habitação pública, a narrativa é simultaneamente uma visão clara sobre uma relação amorosa e um retrato surrealista de um determinado contexto histórico e social.

Em Hotel Magnezit, numa casa de operários, um homem é acusado de roubar. É despedido da fábrica onde trabalha e obrigado a sair da propriedade.

Almanaque de Outono é o retrato de quatro pessoas que partilham o tecto com a proprietária do apartamento e se desdobram em esquemas e manipulações, neste drama caseiro que une a temática do realismo social abordado nos primeiros filmes de Tarr a um posterior brio estilístico.

Composto por dois planos sequência, a adaptação de Macbeth por Béla Tarr preserva a tensão do original reinventando a luz e o espaço cénico. O actor húngaro Gyorgy Cserhalmi interpreta o icónico papel principal, acompanhado por assombrosos close-ups que descobrem o espírito conflituoso e atormentado da personagem.

Em Viagem pela Planície, Mihály Víg introduz o espectador ao universo dos poemas de Sándor Petöfi, numa homenagem ao poeta húngaro.

Prólogo, filmado num sublime preto e branco e acompanhado pela música de Mihály Víg, foi a contribuição de Béla Tarr para o projecto Visions of Europe.