09 Janeiro 2015
CAVALO DINHEIRO DE PEDRO COSTA, ELEITO FILME DO ANO PELOS JORNAIS PÚBLICO E EXPRESSO, CONTINUA EM EXIBIÇÃO EM LISBOA E NO RESTO DO PAÍS
Cavalo Dinheiro de Pedro Costa foi eleito o filme do ano pelos críticos do jornal Público e do jornal Expresso e continua em exibição no Cinema Ideal, em Lisboa, tendo também várias exibições agendadas no resto do país.

Apresentado em estreia mundial no Festival de Locarno, onde Pedro Costa foi distinguido com o Leopardo de Melhor Realizador e recebeu  o prémio da Federação Internacional de Cineclubes, Cavalo Dinheiro será exibido em Vila do Conde (11/01), Viseu (13/01), Tavira (21/01), Porto (28/01), Vila Nova de Famalicão (5/02), Vila Real (9/02) e Viana do Castelo (12/02)

Em 2014, Cavalo Dinheiro teve ou terá presença confirmada em mais de três dezenas de festivais internacionais entre os quais: Locarno, Rio de Janeiro, Toronto, Nova Iorque, Valdivia, Londres, Viena, Mar del Plata, e Copenhaga.

Em 2015, o filme continuará a sua digressão pelos festivais internacionais, e será apresentado, entre outros, nos festivais de Roterdão, Sarajevo, Munique, Melbourne, Buenos Aires e Miami.

Em Abril, Costa será alvo de uma retrospectiva no Lincoln Center em Nova Iorque, acompanhado a estreia americana de Cavalo Dinheiro.

As estreias nos festivais de Ghent, na Bélgica e em Taipé, em Taiwan, serão também acompanhadas de retrospectivas da obra completa de Pedro Costa.

O filme tem estreias comerciais confirmadas nos cinemas nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Bélgica e Japão.

CAVALO DINHEIRO

Enquanto os jovens capitães fazem a revolução nas ruas, o povo das Fontainhas procura o seu Ventura que se perdeu no bosque.

“Um bairro prospera. Um bairro morre. Um bairro não é mais, é apenas uma memória. Este é o percurso das Fontainhas ao longo de quatro longas e três curtas-metragens de Pedro Costa. (…) No último filme, Cavalo Dinheiro, Ventura o fantasma regressa, mas as Fontainhas, como espaço real, já não existem. Estão cheias de habitação social. Quando não há para onde ir, as memórias tomam o lugar. O filme decorre numa paisagem imaginária, parte passado, parte presente, toda espaço mental”, escreve a Indiewire.

+ informação em
http://www.midas-filmes.pt/estreias/proximas_estreias/cavalo-dinheiro
https://www.facebook.com/pages/Pedro-Costa/293879888415