08 Junho 2017
CLEÓPATRA de Joseph L. Mankiewicz no CCB no dia 10 de Junho
O CCB continua o ciclo BELÉM CINEMA, em parceria com a Midas Filmes, com Cleópatra, de Joseph L. Mankiewicz, protagonizado por Elizabeth Taylor, Richard Burton e Rex Harrison.

O filme será exibido sábado, dia 10 junho às 16h00, no Grande Auditório do CCB. Os bilhetes custam 5 euros e já estão à venda.

Cléopatra, de Joseph L. Mankiewicz, é uma das mais grandiosas e opulentas produções de Hollywood de sempre. Nomeado para 9 Óscares, mas vencedor apenas nas categorias técnicas (guarda-roupa, direção artística, fotografia e efeitos visuais), a sua produção arrastou-se por mais de três anos e quase levou à falência a 20th Century-Fox. Tão colossal e polémico como a própria história da lendária rainha egípcia, este épico gerou enorme controvérsia e dividiu opiniões desde o primeiro momento, e a sua notoriedade construiu-se na ambivalência das críticas e elogios, uma discussão que se arrasta até aos dias de hoje.

O filme narra a vida lendária de Cleópatra (Elizabeth Taylor), a poderosa rainha do Nilo, e a forma astuta como seduziu dois generais romanos, Júlio César (Rex Harrison) e Marco António (Richard Burton) para evitar invasão do Egipto pelo Império Romano. Quando Júlio César chega a Alexandria, Cleópatra usa a sua beleza irresistível para o seduzir e assegurar uma aliança com o Império Romano, o que lhe permite conservar o poder. Pressionado pelas muitas tensões no seu Império, César regressa a Roma. Cleópatra segue-o, reclamando um lugar a seu lado. Porém, o César é assassinado pelos seus inimigos. Ameaçada, Cleópatra regressa ao Egipto e tenta preservar a aliança voltando-se para Marco António, que se torna seu amante e protetor. Esta ligação, vista com grande oposição por Roma, desencadeia uma série de batalhas, terminando de forma trágica.

É este grandioso épico – na sua versão digital restaurada e estreada no Festival de Cannes, em 2013 – que será exibido no BELÉM CINEMA no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.