11 Outubro 2012
COLECÇÃO ABBAS KIAROSTAMI JÁ NAS LOJAS EM DVD
Depois de Close Up, O Sabor da Cereja, O Vento Levar-nos-á e Shirin, a Midas Filmes edita um pack em DVD com mais 3 filmes de Abbas Kiarostami: 10 sobre Dez, Five, ABC África, uma edição a que se junta o documentário 10 Dias com Abbas Kiarostami de Brigitte Delpech.

Em 10 sobre Dez, o realizador conduz o espectador até Teerão, onde realizou os filmes Dez e O Sabor da Cereja, e oferece-lhe uma incisiva reflexão sobre o cinema.

Five são cinco momentos poéticos filmados em câmara digital. O primeiro momento acompanha um pedaço de madeira com que as ondas brincam numa praia. No segundo, pessoas caminham à beira mar. Os velhos param, olham para as ondas e depois vão embora. Não há mais ninguém a passar, restam o mar e as ondas a rebentarem na praia. De seguida, terceiro momento, formas indistintas numa praia ventosa. Uma matilha. Uma história de amor. Num quarto momento patos andam de um lado para o outro do ecrã grasnando. E, por último, uma lagoa. É de noite. Sapos. Um coro de sons. Depois, a tempestade. E, finalmente, amanhece.

ABC África é uma viagem ao Uganda, em Abril de 2000. Abbas Kiarostami e o seu assistente, Seifollah Samadian, a convite de uma associação humanitária, a FIDA (Fonds International de Développement Agricole) chegam a Kampala. Durante dez dias a sua câmara descobre e acaricia mil rostos de crianças, todas órfãs de pais que morreram de sida. Mostra-nos os risos e as lágrimas, a música e os silêncios, a vida e a morte. Testemunha uma África alegre apesar do sofrimento e da doença…

Para além dos 3 filmes, o pack inclui o documentário 10 Dias com Abbas Kiarostami. Em Setembro de 2003, Kiarostami dirigiu um atelier sobre realização, organizado pelo Museu Nacional de Cinema de Turim. Neste documentário, a realizadora acompanha o realizador e os participantes ao longo dos dez dias do atelier.