23 Abril 2013
CORAÇÃO INDEPENDENTE na RTP2 no dia 25 de Abril
CORAÇÃO INDEPENDENTE, o documentário de Joana Cunha Ferreira com a artista Joana Vasconcelos, volta a ser exibido esta quinta-feira, dia 25 de Abril, na RTP2, quando a obra da artista está em destaque no Palácio Nacional da Ajuda depois de da exposição que levou a Versalhes mais de um milhão e meio de pessoas.

CORAÇÃO INDEPENDENTE é um retrato da artista Joana Vasconcelos, uma das mais originais e internacionais artistas portuguesas da sua geração. Ao longo de vários meses (de Maio a Outubro de 2007), o filme acompanha o desenvolvimento do seu trabalho e a reflexão que sobre ele a artista faz e a forma como depois o acompanha nas suas apresentações públicas. É o caso da sua mais recente obra de grande dimensão, o sapato “Dorothy”, que vemos nascer no seu atelier e acompanhamos depois na sua primeira exposição pública aquando da Bienal de Veneza do ano passado, onde também expôs a colcha “Donzela”, na fachada do Palazzo Lucchesi. Mas também a grande exposição antológica da sua obra que teve lugar na New Art Gallery, em Walsall, Inglaterra.

CORAÇÃO INDEPENDENTE estreou mundialmente na 13ª edição do Festival ARTE CINEMA em Nápoles, um dos mais conceituados festivais de filmes sobre arte e artistas em todo o mundo, e em Portugal na abertura dos Estados Gerais do Documentário do DocLisboa. O filme foi também apresentado no FIPA (Festival Internacional de Programas Audiovisuais) que tem lugar em Biarritz, França.

CORAÇÃO INDEPENDENTE é uma co-produção da Midas Filmes com a RTP2 e teve o apoio do Instituto Camões, da Fundação Gulbenkian e o investimento do FICA - Fundo de Investimento no Cinema e Audiovisual.