02 Setembro 2022
DONBASS DE SERGEI LOZNITSA JÁ DISPONÍVEL EM ALUGUER
Donbass de Sergei Loznitsa já está disponível em aluguer na Filmin e nos videoclubes dos operadores de televisão (NOS, MEO, Vodafone, Nowo).

Filme já de 2018, consagrado no Festival de Cannes com o Prémio para o Melhor Realizador na secção Un Certain Regard, o filme não estreou então em Portugal (como também não em muitos outros países). Certo é que neste momento o filme ganhou uma acrescida e brutal actualidade. 
Com efeito, acumulando episódios da vida nos territórios ocupados do Donbass – por separatistas e tropas russas informais – Loznitsa dá-nos um retrato brutal da situação que ali se vivia desde 2014.

Entre a loucura e o grotesco, mesclando comédia e tragédia, inspirado em acontecimentos reais mas sendo um filme de ficção, Donbass vai desenrolando episódio atrás de episódio em que uma personagem de um nos conduz ao seguinte e assim sucessivamente. Abrindo e fechando com uma reportagem televisiva completamente encenada, o filme faz-nos entrar num mundo de pós-verdade em que a propaganda e a mentira tomaram conta de tudo.

O filme, além do prémio em Cannes recebeu em 2019 três prémios da Academia de Cinema da Ucrânia (Melhor Realizador, Filme e Argumento) e foi a nomeação da Ucrânia para os Oscars em 2019.

«De certa forma, é uma espiral de (in)credulidade que, se não “prevê” a escalada de Fevereiro passado, acaba por “prever” as reacções a ela, o festival de confusão, desinformação, partis pris desencontrados, transformação da “verdade” e dos “factos” numa pasta maleável conforme os preconceitos e convicções dos observadores.» Luís Miguel Oliveira, Público

«A descoberta de Donbass permite-nos confirmar que Loznitsa é um dos cineastas contemporâneos mais empenhados em encarar, questionar e discutir o efeito de verdade das imagens - neste caso, permitindo-nos reavaliar o contexto ucraniano para lá da aceleração mediática do quotidiano.» João Lopes, DN