05 Junho 2012
«DONOS DE PORTUGAL» - 10 DE JUNHO - TEATRO DO BAIRRO - LISBOA E A 16 JULHO EM DVD COM O JORNAL PÚBLICO E NAS LOJAS
Donos de Portugal o documentário de Jorge Costa sobre cem anos de poder económico em Portugal, será exibido no próximo domingo,  dia 10 de Junho no Teatro do Bairro (e será editado pela Midas Filmes em DVD no dia 16 de Julho com o jornal Público e nas lojas (4,99 euros).
 
Até agora apenas exibido na madrugada do dia 25 de Abril na RTP2, o filme tem assim a sua primeira apresentação pública em Lisboa, que é ao mesmo tempo o seu pré-lançamento em DVD.

A sessão no Teatro do Bairro, no Dia de Portugal (de Camões e das Comunidades Portuguesas), às 22h00, será seguida de debate com o realizador Jorge Costa e com os professores Fernando Rosas (Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa) e Pedro Lains (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa).

A entrada custa 3,5 euros, com a oferta de DVD do filme (o DVD será entregue mediante apresentação do bilhete da sessão, a partir do dia 16 de Julho nos escritórios da Midas Filmes).
No dia 16 de Julho, o filme será editado em DVD com o jornal Público e nas lojas (4,99 euros).

Donos de Portugal retrata a protecção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza. Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as fortunas cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins - afirmam-se sobre a mesma base. No momento em que a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui.
Baseado no livro homónimo de Jorge Costa, Cecília Honório, Luís Fazenda, Francisco Louçã e Fernando Rosas, publicado em 2010 pelas edições Afrontamento e com mais de 12 mil exemplares vendidos.