27 Agosto 2014
E AGORA? LEMBRA-ME ESTREIA A 28 DE AGOSTO EM TODO O PAÍS
E Agora? Lembra-me, o premiado filme de Joaquim Pinto, estreia a 28 de Agosto em todo o país, um ano depois da consagração no Festival de Locarno.
A estreia será acompanhada por uma retrospectiva na Cinema Portuguesa dedicada à obra de Joaquim Pinto e Nuno Leonel.

E Agora? Lembra-me estreará a 28 de Agosto em Lisboa (no UCI El Corte Inglés e no Cinema Ideal, em que serão feitas várias sessões com debates sobre o filme), Porto (UCI Arrábida e Cinema Passos Manuel), Coimbra (Dolce Vita), Aveiro (Aveiro Fórum), Almada (Almada Fórum), Braga (Braga Parque) e tem também sessões já agendadas em Vila do Conde (14 de Setembro), Castelo Branco (16 de Setembro), Faro (23 de Setembro), Olival Basto (24 de Setembro), Santarém (24 de Setembro), Vila Nova de Famalicão (25 de Setembro), Tavira (Outubro) e Tomar (4 de Novembro) entre as muitas outras localidades em que será exibido.

A retrospectiva da Cinemateca Portuguesa decorre de 2 a 6 de Setembro e permitirá ver os filmes corealizados por Joaquim Pinto e Nuno Leonel, entre os quais O Novo Testamento de Jesus Cristo Segundo João, recentemente antestreado no IndieLisboa, mas também os seus filmes a solo, desde as primeiras longas-metragens de Joaquim Pinto Uma Pedra no Bolso e Onde Bate o Sol.

E Agora? Lembra-me é uma reflexão aberta e eclética sobre o tempo e a memória, as epidemias e a globalização, a sobrevivência para além do expectável, a dissensão e o amor absoluto. O caderno de apontamentos de um ano de ensaios clínicos com drogas tóxicas e ainda não aprovadas para o VHC.
Num vai e vem entre o presente e o passado, o filme é também um tributo aos amigos que partiram e aos que permanecem.

E Agora? Lembra-me estreou internacionalmente no Festival de Locarno onde conquistou o Prémio Especial do Júri e o Prémio da Crítica Internacional (Fipresci). Desde então, já foi apresentado em mais de uma vintena de festivais, tendo ganho vários prémios, entre os quais o Grande Prémio Cidade de Lisboa no DocLisboa, o Prémio de Melhor Filme no Festival de Valdivia e o Grande Prémio nos Encontros Internacionais do Documentário de Montréal.  

Joaquim Pinto nasceu em 1957, no Porto, e fez o som de mais de 100 filmes, tendo trabalhado com Manoel de Oliveira, Raul Ruiz, Werner Schroeter e André Techiné, entre outros. Entre 1987 e 1996, produziu mais de 30 filmes, entre os quais dois dos filmes mais importantes de João César Monteiro: Recordações da Casa Amarela e A Comédia de Deus. Estreou-se na realização com Uma Pedra no Bolso (1988) apresentado no Festival de Berlim, assim como o filme seguinte Onde Bate o Sol (1989).

Consulte aqui + informação sobre o filme, veja o trailer e faça download das imagens e do poster:
http://www.midas-filmes.pt/estreias/proximas_estreias/e-agora-lembra-me

Consulte aqui a programação da retrospectiva da Cinemateca Portuguesa:
http://www.cinemateca.pt/Cinemateca/Noticias/Joaquim-Pinto-e-Nuno-Leonel---retrospetiva-em-sete.aspx