24 Abril 2014
É O AMOR NOMEADO PARA O GLOBO DE OURO DE MELHOR FILME
É o Amor, de João Canijo, foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme e Anabela Moreira para o Globo de Ouro de Melhor Actriz. Resultado do trabalho do realizador e da actriz Anabela Moreira com a comunidade piscatória das Caxinas, o filme retrata o trabalho e a vida de um grupo de mulheres e em particular de uma mestra, Sónia Nunes, e da sua família.

O filme está já disponível em DVD  (4,95 euros)  nas lojas.

Nas Caxinas, em Vila do Conde, João Canijo encontrou a história de amor perfeita, ao som da música de Zézé Di Camargo e Luciano. Os homens partem para o mar, enquanto as mulheres ficam em terra. Mas as mestras já são não peixeiras enlutadas, são mulheres modernas e apaixonadas que gerem os negócios e a vida familiar. São elas a âncora da vida. Este é um filme sobre duas mulheres muito diferentes: uma mestra, Sónia Nunes, e uma actriz Anabela Moreira, cujo encontro se dará no filme mais luminoso de João Canijo, um documento imprescindível sobre as mulheres e o Portugal dos nossos dias.

Produção da Midas Filmes com o Curtas-Metragens de Vila do Conde, o filme tem também a participação da RTP, que exibirá a sua versão televisão em duas partes.