20 Julho 2022
ESTRADA FORA (HIT THE ROAD) de Panah Panahi estreia a 21 de Julho
Estrada Fora (Hit the Road), o primeiro filme de Panah Panahi, estreia a 21 de Julho em Portugal, depois da antestreia na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes. 

O filme estreia em Lisboa (Cinema Ideal e UCI El Corte Inglês), Porto (Cinema Trindade e UCI Arrábida) e Cascais (O Cinema da Villa). 

Uma família caótica e terna em viagem por uma paisagem acidentada. Mas para onde vão? No banco de trás, o pai tem uma perna partida, mas está mesmo magoada? A mãe tenta rir mas mal consegue conter as lágrimas. O miúdo não pára de cantar. E todos estão preocupados com o cão doente e irritados uns com os outros. Apenas o misterioso irmão mais velho parece calmo.

Panah Panahi nasceu em Teerão em 1984. Estudou cinema na Universidade de Artes de Teerão. Começou a carreira como fotógrafo de cena e assistente de realização. Desde criança que acompanhou as rodagens do pai, Jafar Panahi e do cineasta Abbas Kiarostami. Enquanto estudava na Universidade e depois de se licenciar tornou-se assistente de realização nos filmes de Jafar Panahi, acompanhando-o também na escrita de argumento, montagem e na pós-produção. Foi um dos montadores de 3 Rostos, de Jafar Panahi, apresentado em Competição no Festival de Cannes em 2018. 

Estrada Fora é a sua primeira longa-metragem e foi antestreado na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes em 2021, onde foi um dos filmes mais aclamados, tendo sido premiado em vários outros festivais internacionais. Ganhou o Prémio de Melhor Filme no Festival de Londres e no Bafici e o Prémio de Melhor Realizador de Primeira Obra no Festival de São Francisco. 

«Uma comédia (política?) iraniana. Um objecto magnífico. Uma grande descoberta.»
Vasco Câmara, Público

Veja o trailer aqui