12 Junho 2014
FILMES PREMIADOS EM CANNES SERÃO ESTREADOS PELA MIDAS FILMES
A Midas Filme adquiriu os direitos de vários filmes premiados no Festival de Cannes: As Maravilhas, de Alice Rohrwacher, que conquistou o Grande Prémio do Júri; Adeus à Linguagem, o novo filme de Jean-Luc Godard em 3D distinguido com o Prémio do Júri; O Sal da Terra de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, que recebeu uma menção especial do Júri do Un Certain Regard; e ainda Timbuktu de Abderrahmane Sissako.

As Maravilhas é a segunda longa-metragem de Alice Rohrwacher e foi um dos filmes mais aclamados pela crítica. A família de Gelsomina vive segundo as suas próprias regras. Para começar, Gelsomina, com apenas doze anos, é praticamente a chefe de família. As suas três irmãs mais novas obedecem-lhe e trabalham sob a sua vigilância. Mas o mundo exterior não pode saber nada sobre a forma de vida deles e eles devem proteger-se na sua isolada casa de campo. O pai de Gelsomina, Wolfgang, é um estrangeiro e Gelsomina a futura rainha do estranho e improvável reino que ele construiu. Um herdeiro seria mais apropriado, mas Gelsomina é forte e determinada e tem um talento especial para as abelhas e para fazer mel. É Gelsomina que procura os enxames nas árvores, que organiza a extracção do mel e que carrega as colmeias. Enquanto o campo está a ser destruído pelos pesticidas e a vida rural a mudar, um programa de televisão chega e oferece um prémio para a família mais tradicional. O programa das Maravilhas Rurais é apresentado pela boa fada Milly Catena. Gelsomina quer participar no concurso, mas Wolfgang nem sequer considera essa hipótese. Algo o atormenta: as novas regulamentações europeias sobre a produção de mel. Se não adaptarem o laboratório, têm de parar a produção. Trabalharam muito para aumentar o número de colmeias e fazer o laboratório. Para conseguir mão de obra barata, Wolfgang aceita um rapaz delinquente vindo de um programa de reinserção. A tensão aumenta: entre o rapaz silencioso em que Wolfgang projecta o desejo de um ter tido um filho varão, e a força de Gelsomina que fará tudo para participar no concurso. Nada ficará igual no fim do Verão. Um Verão extraordinário em que as regras que uniam a família começam a quebrar...

Adeus à Linguagem é o novo filme de Jean_Luc Godard.  Segund o próprio, “a ideia é simples, uma mulher casada e um homem solteiro encontram-se, amam-se, discutem, separam-se, um cão erra entre a cidade e o campo, as estações passam, o homem e a mulher encontram-se outra vez, o cão entre eles, o outro é um, um é o outro, são três, o ex-marido estilhaça tudo, um segundo filme começa, o mesmo que o primeiro, e no entanto não, da espécie humana passamos à metáfora, acaba com o ladrar, e o choro de um bebé”.

O Sal da Terra percorre os últimos 40 anos do fotógrafo Sebastião Salgado, que viajou por todos os continentes, nas pegadas de uma humanidade sempre em mutação. Testemunhou alguns dos maiores eventos da nossa História recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Embarcou recentemente numa viagem à descoberta dos territórios virgens, fauna e flora, das paisagens grandiosas num enorme projecto fotográfico que presta tributo à beleza do planeta.
A vida e o trabalho de Sebastião Salgado são-nos revelados pelo filho, Juliano, que o acompanhou nas suas últimas viagens, e por Wim Wenders, também ele fotógrafo.
festivais

Timbuktu foi um dos filmes mais aplaudidos do festival e um dos primeiros a ser exibidos na competição. Não muito longe de Timbuktu, agora governada por fundamentalistas religiosos, Kidane vive no deserto com a mulher Satima, a filha Toya e Issan, o pastor de doze anos. Na cidade, as pessoas sofrem com o regime de terror imposto pelos fundamentalistas. A música, o riso, os cigarros e o futebol foram banidos. As mulheres tornam-se sombras mas resistem com dignidade. Todos os dias, os tribunais improvisados decretam leis e sentenças absurdas e trágicas. Kidane e a família têm sido poupados ao caos que reina em Timbuktu. Mas o seu destino muda quando Kidane mata acidentalmente Amadou, o pescador que matou GPS, a vaca preferida da sua manada. Kidane terá então de enfrentar as leis dos ocupantes fundamentalistas.