14 Novembro 2018
Filmes sobre fotógrafos já nas lojas
Os 5 filmes que a Midas Filmes editou em DVD sobre os fotógrafos Robert Frank, Gérard Castello-Lopes, Robert Mapplethorpe, Robert Doisneau e Vivian Maier já se encontram disponíveis nas lojas FNAC e na loja do Cinema Ideal. Cada filme custa 5 euros. 

Mapplethorpe – Vejam as Imagens de Fenton Bailey e Randy Barbato 
O primeiro filme que retrata o controverso artista americano Robert Mapplethorpe. A única coisa mais ultrajante que as fotografias de Robert Mapplethorpe foi a sua vida. Este é o retrato único de um artista que transformou a fotografia com a sua visão ousada e que criou uma guerra cultural que dura até hoje.

Robert Frank, Não Pestanejes de Laura Israel 
Robert Frank revolucionou a fotografia e o cinema independente, fosse a retratar banqueiros, estrelas de rock ou mineiros. O filme mostra-nos um artista em acção, testemunha de uma era, recordando Jack Kerouac e Allen Ginsberg, com quem filmou a Beat Generation. Robert Frank, sempre um anarquista, seja qual for a situação que a vida lhe apresente.

Robert Doisneau, o Rebelde do Maravilhoso de Clémentine Deroudille 
Através de fotografias inéditas, imagens de arquivo e entrevistas com os seus cúmplices, este documentário retrata como Robert Doisneau se tornou um dos fotógrafos mais célebres do mundo. De Paris a Nova Iorque, passando por Tóquio, o filme dá à palavra às filhas do fotógrafo, Annette Doisneau e Francine Deroudille, a alguns dos seus amigos, a fotógrafa Sabine Weiss, os escritores Jean-Claude Carrière e Daniel Pennac, a actriz Sabine Azéma – e a várias personalidades que escreveram sobre o seu trabalho. Realizado pela neta, Clémentine Deroudille, traça o retrato íntimo do homem e do artista, de um Doisneau surpreendente e ferozmente determinado a ser um provedor de felicidade.

À Procura de Vivian Maier de John Maloof e Charlie Siskel 
Um extraordinário documentário sobre Vivian Maier, uma misteriosa mulher, que tomava conta de crianças e que, sem que ninguém soubesse, tirou mais de 100 mil fotografias, retratando a América. O tesouro foi encontrado no apartamento em que viveu e ao ser descoberto revelou uma das mais talentosas fotógrafas de rua do século XX. Através das suas fotografias, entrevistas com pessoas que a conheceram e filmes, o documentário revela os mistérios por trás da sua vida e arte.

Olhar / Ver – Gérard, Fotógrafo de Fernando Lopes 
Um jogo de olhares entre as fotografias de Gérard Castello Lopes, a sua importância no contexto da fotografia contemporânea e, especialmente, para a fotografia portuguesa. Participações especiais: Maria João Seixas, Alexandre Pomar.