19 Abril 2012
HISTÓRIAS DA IDADE DE OURO este sábado com o Público
Histórias da Idade de Ouro, escrito e produzido por Cristian Mungiu, o realizador que venceu a Palma de Ouro em 2007, e realizado por Ioana Uricaru, Hanno Höfer, Razvan Marculescu, Constantin Popescu e Cristian Mungiu, é o quarto DVD da Série Ípsilon, uma parceria da Midas com o Público, e sairá com o jornal este sábado, dia 21 de Abril.

Histórias da Idade de Ouro é o quarto número de uma colecção que conta com dez filmes da Midas Filmes, dez filmes de realizadores contemporâneos incontornáveis a um preço imbatível: 1,99 euros.

Os últimos 15 anos do regime de Ceausescu foram os piores na história da Roménia. No entanto, a máquina de propaganda referiu-se a essa época como os anos de ouro… Mitos surpreendentes, cómicos, bizarros abundavam, mitos que derivavam de acontecimentos por vezes surreais do quotidiano sob o regime comunista. O humor fez com que os romenos sobrevivessem e este filme tenta encontrar esse espírito. O filme combina várias histórias verdadeiras para retratar uma era em que a comida era mais importante que o dinheiro, a liberdade mais importante que o amor e a sobrevivência mais importante que os princípios.

Histórias da Idade de Ouro oferece o retrato de uma nação que tenta sobreviver ao dia-a-dia face à implacável lógica da ditadura, revelando na passagem aspectos cómicos de um sistema político que se leva demasiado a sério.

Seguem-se de Vão-me Buscar Alecrim de Josh e Benny Safdie (28 de Abril), 36 Vistas do Monte Saint-Loup de Jacques Rivette (5 de Maio), Caos Calmo de Antonello Grimaldi (12 de Maio), Yuki & Nina de Nobuhiro Suwa e Hippolyte Girardot (19 de Maio), Cada um o seu Cinema uma homenagem dos maiores realizadores do mundo ao Festival de Cannes (26 de Maio), e Gigante de Adrián Biniez (2 de Junho).