07 Janeiro 2021
Hong Sang-Soo - O primeiro grande acontecimento cinematográfico de 2021 com a estreia de A Mulher que fugiu e mais três filmes
Faz agora um ano, estávamos a descobrir na Cinemateca Portuguesa a obra integral de um dos mais importantes realizadores contemporâneos, o coreano Hong Sang-Soo.
Apesar de alguns dos seus filmes terem estreado entre nós, a sua obra continuava a ser pouco conhecida e devidamente valorizada.

E é para dar continuidade a esse momento de (re)descoberta, que a Midas agora estreia o seu mais recente filme, A Mulher que fugiu, Urso de Prata Melhor Realizador no Festival de Berlim de 2020, acompanhado por três dos seus melhores filmes, Mulher na Praia, O Dia em que ele Chega, O Filme de Oki.

Será o primeiro momento de redescoberta deste notável realizador pelo grande público, com quatro filmes que logo de seguida serão disponibilizados em DVD e nos videoclubes e plataformas de cinema (como a Filmin).
Como alguém um dia escreveu, “O mundo não é um avatar platónico, é um filme de Hong Sang-Soo”. É esse mundo que vamos agora continuar a descobrir.

Com a estreia e a posterior edição em DVD destes 4 filmes, será possível descobrir a obra singular de um dos mais conceituados e premiados realizadores contemporâneos, que retrata de forma única as relações humanas.

Urso de Prata de Melhor Realizador no Festival de Berlim, A Mulher que fugiu segue os encontros de Gamhee, com três amigas, durante uma viagem de negócios do marido. Visita as duas primeiras nas suas casas e a terceira encontra-a por acaso num cinema. Enquanto conversam amigavelmente, como sempre, várias correntes fluem acima e abaixo da superfície do mar.

Em O Dia em que ele chega, antestreado no Festival de Cannes, Seongjun, realizador em sabática, chega a Seoul para visitar um amigo, mas o amigo não lhe atende as chamadas. Vagueia pela cidade, vai a um bar onde a dona é estranhamente parecida com a sua ex-namorada, encontra uma actriz, conhece alguns estudantes de cinema, encontra o amigo. Repetem-se personagens, situações, locais. Seongjun pode ter passado vários dias em Seoul ou talvez continue a ser o seu primeiro dia na cidade. De qualquer forma não tem outra alternativa senão enfrentar o presente.

Composto em quatro partes, O Filme de Oki, apresentado nos festivais de Veneza e Roterdão, mostra diferentes momentos na vida e diferentes perspectivas de três personagens, que formam um triângulo amoroso: Song, um realizador veterano, agora professor, Jingu, um realizador mais novo e Oki, uma atraente estudante de cinema.

Prémio de Melhor Realizador no Festival Mar del Plata, Mulher na Praia, é a história Joongrae, um realizador num impasse criativo, que convence Changwook, um amigo, a ir até uma estância balnear durante alguns dias. Changwook leva consigo a namorada, Moonsook, fã dos filmes de Joongrae. Os dois acabam por se envolver e Joongrae regressa a Seul. Dois dias depois, volta à estância balnear onde conhece uma jovem mulher que se parece com uma das personagens que idealiza para o seu novo filme.

Consulte os horários aqui