04 Outubro 2021
I am Greta, filme sobre a jovem activista Greta Thunberg, estreia em Portugal no dia 11 de Novembro
Greta Thunberg tornou-se em pouco mais de um ano uma das personalidades mais conhecidas a nível mundial, depois de ter iniciado uma greve às aulas em Agosto de 2018.
O seu gesto começou a ser acompanhado um pouco por todo o mundo e ela chegou às Nações Unidas e aos responsáveis políticos internacionais.


O realizador deste filme, Nathan Grossman, começou a segui-la logo desde o princípio da sua accção, muito antes de ela se ter tornado um ícone para todos os jovens que se preocupam com o futuro do planeta. E acompanhou-a de perto ao longo de mais de um ano, desde as primeiras sextas-feiras de greve às aulas de alerta sobre as alterações climáticas e o futuro da humanidade. 
O filme explora também a luta pessoal de Greta para equilibrar a sua adolescência com a atenção e o mediatismo de que actualmente é alvo.

Greta Thunberg venceu em 2020 a primeira edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade. A jovem foi escolhida entre 136 nomeações (correspondendo a 79 organizações e 57 personalidade) por um júri composto por personalidades de renome internacional nos âmbitos científico, tecnológico, político e cultural. Jorge Sampaio, presidente do júri, destacou a forma como Greta conseguiu mobilizar as gerações mais jovens e a sua tenacidade na luta contra as alterações climáticas.

O filme estreará em Portugal em mais de vinte cinemas de todo o país no dia 11 de Novembro (e terá uma sessão especial no âmbito do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a 13 de Outubro).

Veja o trailer aqui