13 Julho 2021
International French Cinema Fest, a 14 de Julho, em Lisboa no cinema Ideal, com a antestreia de Coisas de Homens (Des Hommes) de Lucas Belvaux
O 14 de Julho é o dia nacional da França, em que se celebra a tomada da Bastilha, mas este ano também o cinema francês com o International French Cinema Fest, uma iniciativa em que distribuidores e cinemas de todo o mundo oferecem aos seus espectadores os melhores filmes franceses que poderão ver nos próximos meses.


A Midas Filmes e o Cinema Ideal associam-se a esta iniciativa da Unifrance com a antestreia do filme Coisas de Homens, realizado por Lucas Belvaux e protagonizado por Gérard Depardieu, Catherine Frot e Jean-Pierre Darroussin (quarta, 14, às 20:30 - entrada gratuita, com levantamento de bilhetes no próprio dia a partir das 14:30)

Seleccionado para a edição de 2020 do Festival de Cannes, Coisas de Homens é um filme sobre um grupo de rapazes que são enviados para a guerra e que regressam homens feitos e com segredos e cicatrizes invisíveis e indizíveis. Foram chamados para a Argélia na altura dos “acontecimentos” em 1960. Dois anos depois, Bernard, Rabut, Février e outros regressaram a França. Sem falar no assunto, viveram as suas vidas. Mas às vezes basta um quase nada, um dia de aniversário, um presente no bolso, para que quarenta anos depois, o passado irrompa na vida daqueles que acharam que podiam negá-lo.

E se nos fala da guerra de independência da Argélia e das sequelas que ela deixou na sociedade francesa, para nós, portugueses, que vivemos uma ainda mais longa e mais violenta guerra colonial, o filme diz-nos muito mais do que poderíamos querer admitir.

Coisas de Homens estreará em Portugal em Outubro próximo.