24 Janeiro 2023
João Canijo: 2 filmes em Competição no Festival de Berlim
A presença de dois filmes de João Canijo - MAL VIVER, na Competição Oficial, e VIVER MAL, na Competição Encounters - foi esta manhã anunciada como um dos grandes acontecimentos da próxima edição do festival de Berlim (que decorrerá entre 16 e 26 de Fevereiro próximos), pelo seu Director, Carlo Chatrian.

Um acontecimento extraordinário, não apenas pelo facto - inédito e sem igual - de um mesmo realizador apresentar dois filmes nas duas principais competições do festival, como pela singularidade e excelência do projecto.

Rodado num hotel do norte de Portugal - o Hotel Parque do Rio, em Ofir -  MAL VIVER é a história de uma família de várias mulheres de diferentes gerações, que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e o rancor, que a chegada inesperada de uma neta vem abalar, no tempo de um fim de semana
Em paralelo, em VIVER MAL três grupos de hóspedes do hotel - um casal à beira da separação; uma mãe que encoraja o casamento da filha, para poder manter uma relação clandestina com o seu marido; outra mãe que impede a filha de ser feliz, ao projectar-se nela e assim anular a sua vida - são o espelho, o negativo, do primeiro filme.

Reunindo algumas das maiores actrizes e actores do cinema português contemporâneo - Anabela Moreira, Rita Blanco, Madalena Almeida, Cleia Almeida e Vera Barreto, em MAL VIVER; e Nuno Lopes e Filipa Areosa; Leonor Silveira,  Rafael Morais e Lia Carvalho; Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos e Carolina Amaral, em VIVER MAL - os filmes têm direcção de fotografia de Leonor Teles, montagem de João Braz, e produção da Midas Filmes, Pedro Borges (em co-produção com a Les Films de l’Après-Midi, França) com o apoio do ICA, do Fundo de Turismo e Cinema e a decisiva participação da RTP.
Em mais de três décadas de trabalho, desde que Três Menos Eu foi o filme de abertura do Festival de Roterdão em 1986, João Canijo apresentou os seus filmes nas selecções oficiais dos mais importantes festivais de cinema do mundo, nomeadamente Cannes (por duas vezes), Veneza, San Sebastian, Toronto, Roterdão, Rio de Janeiro, Busan, etc, etc. 

Esta (dupla) presença em Competição num festival como o de Berlim, é a confirmação, se preciso fosse, do seu lugar único no cinema português. Lugar que os seus filmes mais recentes (Sangue do Meu Sangue, É o Amor e Fátima; ou documentários como Fantasia Lusitana ou Portugal, Um Dia de Cada Vez) têm vindo a afirmar de forma incontornável. 

MAL VIVER e VIVER MAL estarão em Berlim também graças ao trabalho da Portugal Film, que se ocupará da sua representação e distribuição e vendas internacionais.
Em Portugal, os filmes estrearão nos cinemas em simultâneo a 11 de Maio próximo.