21 Novembro 2012
JOÃO CANIJO homenageado em Santiago de Compostela e A Coruña
Com a projecção de cinco das suas longas-metragens, João Canijo vai ser objecto de uma retrospectiva no Festival Cineuropa, em Santiago de Compostela, e depois no Centro das Artes da Imaxe, em A Coruña.

Já premiado com Sangue do Meu Sangue em San Sebastián (Prémio da Crítica e Menção Especial do Prémio da TVE) e em Barcelona (Prémio do Público), exibido na Filmoteca de Madrid, na Filmoteca da Extremadura (em Cáceres e em Badajoz) e na Muestra de Cine Europeo em Segóvia, esta é mais uma presença de vulto da obra de Canijo em Espanha.

No catálogo do Festival Cineuropa escreve-se que, com Sangue do Meu Sangue «João Canijo propõe uma formidável desconstrução de um argumento essencialmente melodramático para criar uma obra que tanto encontra ressonâncias do folhetim como da tragédia grega. Filme soberbo, desencadeador de uma sordidez poética, que convida a revisitar a prévia e interessantíssima filmografia de João Canijo.»

E o Centro de Artes de A Coruña, que «Canijo apresenta a superação da telenovela, do culebrón ou da soap-opera, por meio da sua destreza formal, mestre do fora de campo, dono de uma câmara ágil, móvel, capaz de corresponder ao fervilhar do enredo.»

Para além de Santiago e A Coruña, Sangue do Meu Sangue foi recentemente exibido em Los Angeles, no festival do American Film Institute, em Leeds, no Leeds International Film Festival, em Cali, na Colômbia, no Festival Internacional de Cine de Cali, em Luanda, na 5ª edição do seu Festival Internacional de Cinema, e no princípio de Dezembro será exibido em Berlim, no festival “Around the World in 14 Films”, onde são exibidos os que os organizadores consideram os melhores 14 filmes do ano, e numa sessão em que João Canijo e o seu filme serão apresentados por Wim Wenders.

Sobre o filme, escreveu-se nesses festivais:
LEEDS: «Um filme-chave que marca de forma crucial o papel do cinema português no novo cinema mundial. Sublimando um estilo soberbamente original com complexos planos e diálogos cruzados, combina habilmente a robustez do cinema urbano com a imensidão do psicodrama. »
AFI FEST Los Angeles: «Sangue do meu Sangue desdobra-se numa série de longos e audazes planos-sequência que acompanham o drama através dos espaços exíguos da casa da família Fialho, mapeando as distâncias físicas e emocionais entre as personagens. Sobrepondo conversas e acções, eleva-se a história à vividez da verdade da vida.»
BERLIM: «O brilhantismo deste filme está na combinação de uma história tremenda (com um desfecho inesquecível), de actuações realísticas (todo o elenco podia receber o prémio de melhor actuação em qualquer competição), e uma cinematografia espantosa no uso de espaços descontínuos, permitindo que duas cenas se densenrolem em simultâneo no ecrã. Isto é cinema de ordem superior e, definitivamente, uma das grandes descobertas deste ou de qualquer outro ano».

Recorde-se que, para além dos mais de 40 festivais internacionais de cinema onde esteve presente, Sangue do Meu Sangue é a pré-nomeação portuguesa para os Oscars da Academia de Cinema Americana. Ao longo das últimas semanas o filme tem vindo a ser promovido em Los Angeles, quer com as duas sessões no âmbito do AFI FEST (que contaram com a presença do realizador e dos actores Anabela Moreira e Rafael de Morais), quer com uma sessão especial que terá lugar no próximo sábado, nos cinemas Laemmle 4, em Santa Monica.