20 Janeiro 2017
LAWRENCE DA ARÁBIA DE DAVID LEAN NO CCB
O CCB inicia o ciclo BELÉM CINEMA com um dos grandes clássicos da história da sétima arte, Lawrence da Arábia, de David Lean, este sábado, 21 de Janeiro, às 16h00, assinalando também os 55 anos desde a sua estreia nas salas.

Esta obra-prima incontornável será exibida em versão digital restaurada, em ultra-alta-definição,  inaugurando-se assim o ciclo de BELÉM CINEMA, proporcionando ao público um regresso e a excecional oportunidade de assistir a filmes em salas grandes, no Grande Auditório do CCB.

O ciclo prossegue com as exibições de O Leopardo de Luchino Visconti a 18 de Março e Os Dez Mandamentos de Cecil B. DeMille a 14 de Abril.

Baseado no livro de memórias de guerra de T.E. Lawrence, Sete Pilares da Sabedoria, esta majestosa epopeia é considerada um dos filmes mais influentes da história do cinema e um dos dez melhores filmes de todos os tempos, continuando a integrar o topo das listas dos melhores filmes de sempre, 55 anos após a sua estreia.

Lawrence da Arábia é o relato épico das experiências verídicas de Thomas Edward Lawrence, um idealista e aventureiro oficial britânico, que ficou na história como um herói militar da I Guerra Mundial e um ator crucial da Revolta Árabe (1916-1918). O filme relata os principais episódios que fizeram a história e a lenda de Lawrence e da sua entrega à causa árabe - da conquista de Aqaba, ao rapto e tortura pelos turcos, o massacre de Tafas, a conquista de Damasco e o fim inglório da aventura de Lawrence com o fracasso da frágil aliança árabe.

Esta excêntrica e complexa personagem é interpretada pelo então desconhecido Peter O’Toole, que tem no seu primeiro papel um desempenho memorável e que é considerada a melhor prestação de todos os tempos pela Revista Première. O restante elenco, não menos extraordinário, conta com Anthony Quinn (Auda abu Tayi), Omar Sharif (Sherif Ali), Alec Guinness (Príncipe Faisal), Arthur Kennedy (Jackson Bentley), Anthony Quayle (Harry Brighton), Jack Hawkins (General Allenby) e Jose Ferrer (turco).

O seu estatuto de clássico do cinema é confirmado em 1991, quando Lawrence da Arábia é considerado um “filme de grande relevância cultural, histórica e estética”, pelo U. S. National Film Registry, e por isso digno de arquivo, restauro e preservação pela Biblioteca do Congresso, a mais importante instituição de arquivo norte-americana. Para assinalar o cinquentenário da estreia, foi feito um restauro digital do filme pela Sony Pictures Entertainment, usando-se as mais sofisticadas técnicas de restauro, para que se volte a mostrar esta deslumbrante aventura como deve ser vista e em alta definição.
É esta obra-prima incontornável e obrigatória da história do cinema – em Versão Digital Restaurada, com qualidade 4K - que a 21 de Janeiro, à tarde, abrirá a programação do BELÉM CINEMA no Grande Auditório do CCB.