10 Outubro 2011
MAIS DE 5 MIL ESPECTADORES VIRAM SANGUE DO MEU SANGUE NO PRIMEIRO FIM-DE-SEMANA DE ESTREIA
Sangue do meu Sangue de João Canijo foi já visto por mais de 5 mil espectadores no primeiro fim-de-semana de estreia.
Em exibição em 15 cinemas de todo o país, o filme teve  este fim-de-semana 3.916 espectadores, a que se somam os espectadores que viram o filme nas diversas sessões de antestreia.

Aclamado pela generalidade da crítica – que em muitos casos o classificou com 5 estrelas – o filme suscitou também os maiores elogios nos principais blogs nacionais.
Entretanto, Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor, o documentário que retrata o processo criativo do filme, foi lançado em DVD e também exibido na passada quinta-feira na RTP2, a partir das 23H45, e apesar da hora avançada, foi visto por 64.300 pessoas.

Grande filme português? Sim, sem dúvida. Grande filme. Ponto.”, escreve João Lopes, no Diário de Notícias. Também Jorge Mourinha no Público considera o filme um dos grandes filmes portugueses “(mas não só) do último quarto de século, uma obra-prima para as calendas”. Eurico de Barros destaca o “realismo, homogeneidade dramática, verdade humana e de sentimentos, dimensão trágica nunca vista no cinema português”. “Apogeu de tudo o que o realizador tem feito”, escreve Sérgio Abranches na Time Out, enquanto o Catarina Nunes, no I, destaca a interpretação de Rita Blanco: “mais perfeita seria difícil”. Augusto M.Seabra destaca também o “grande trabalho de actores” assim como Jorge Leitão Ramos no Expresso :“talento a derramar-se num filme inesquecível”.

Também nos blogs, o filme é destacado. Irene Flunser Pimentel escreve no Jugular: “Magnífico filme. Trata-se de uma obra-prima. Não tenho dúvida que vai ficar na história do cinema, e não só do cinema português”. Miguel Domingues em In a Lonely Place diz que Sangue do meu Sangue “é uma obra monstruosa, que merece que o Portugal contemporâneo veja e nele se reveja. Muito do que somos hoje está aqui contido dentro”. Francisco Valente em Da Casa Amarela destaca as interpretações dos actores: “Rita Blanco é a força à volta da qual gravita a família de actores - e pólo central de um filme que vive, antes de mais, na luta de uma mãe pela dignidade da vida da sua filha -, Anabela Moreira ultrapassa, de novo, os limites que julgamos possíveis de uma interpretação despojada e uma entrega total ao filme”. No Menencório destaca-se também a interpretação de Blanco:  "de mãe-clitemnestra do filme anterior a mãe-sacrificial deste, numa interpretação daquelas que fariam história noutro país, prova que também temos direito à nossa Anna Magnani. Para usar a língua de pau dos críticos, é um dos «filmes do ano», aqui e em qualquer lugar do mundo".

O filme está em exibição em Lisboa, Porto, Gaia, Alfragide, Almada, Aveiro, Braga, Cascais, Coimbra, Oeiras, Leiria, Vila Real e Viseu. A versão longa do filme está em exibição em exclusivo no Cinema City Classic Alvalade em Lisboa (circulando mais tarde por todo o país em sessões especiais, de cineclubes e associações culturais).