10 Janeiro 2023
MAIS NOVIDADES EM DVD
ESTRADA FORA, de Panah Panahi, e DONBASS, de Sergei Loznitsa, já se encontram disponíveis em DVD.


Depois dos mais recentes lançamentos em DVD dos filmes OS ANOS SUPER 8, MEMÓRIA, APRESENTAÇÃO e PERANTE O TEU ROSTO, o catálogo da Midas Filmes conta agora com mais dois títulos incontornáveis!


ESTRADA FORA
Uma família caótica e terna em viagem por uma paisagem acidentada. Mas para onde vão? No banco de trás, o pai tem uma perna partida, mas está mesmo magoada? A mãe tenta rir, mas mal consegue conter as lágrimas. O miúdo não pára de cantar. E todos estão preocupados com o cão doente e irritados uns com os outros. Apenas o misterioso irmão mais velho parece calmo. 

«Uma comédia (política?) iraniana. Um objecto magnífico. Uma grande descoberta.» Vasco Câmara, Público


DONBASS
Em 2018, um retrato da região leste da Ucrânia, onde uma guerra híbrida mistura conflito armado, crimes e tumultos perpetrados por grupos separatistas. Um périplo pelo Donbass, uma série de aventuras loucas, em que o grotesco e o trágico se misturam como a vida e a morte. Não é um conto sobre uma região, um país ou um sistema político, mas sim sobre um mundo perdido na pós-verdade e em identidades falsas. Embora seja um filme de ficção, é constituído em vários episódios, cada um contando uma história inspirada em acontecimentos reais passados entre 2014 e 2015, nos territórios ocupados. Estando em curso a invasão da Ucrânia pela Rússia, o filme assume uma enorme actualidade em que se vê, nas palavras de Loznitsa, como “uma comédia absurda se transforma numa tragédia absurda” e em que os protagonistas são cidadãos comuns.

«É ficção ou é realidade? A questão é que ambas estão no mesmo patamar. É esta a força do filme. Ficção e realidade não se distinguem.» Francisco Ferreira, Expresso