21 Novembro 2022
Mais prémios para ALMA VIVA: Prémio do Júri em Marraquexe (Marrocos) e Menção Especial do Júri em Amiens (França)
Depois de ter sido o filme português mais premiado no festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra (5 prémios), Alma Viva continua a sua consagração e este fim-de-semana recebeu o Prémio do Júri no Festival de Marraquexe. 

O júri foi presidido pelo realizador Paolo Sorrentino, e dele faziam parte os actores Vanessa Kirby, Diane Kruger, e Tahar Rahim, e os realizadores Nadine Labaki, Laïla Marrakchi, e Justin Kurzel.

Este fim-de-semana, Alma Viva foi ainda distinguido com uma Menção Especial do Júri no festival de Amiens (França).

Alma Viva continua em terceira semana de estreia nos cinemas, em Lisboa, Braga, Cascais, Gaia, Gondomar, Penafiel e Viseu.

Apresentado pela primeira vez na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes em Maio passado, Alma Viva tem desde então circulado e sido premiado em inúmeros festivais um pouco por todo o mundo, tendo recebido um dos mais importantes prémios da SEMINCI (Semana Internacional de Cinema) de Valladolid, em Espanha, um dos mais prestigiados festivais do país vizinho: o Prémio Pilar Miró para Melhor Novo Realizador (nesta caso, realizadora).

«O que fascina nesta primeira longa-metragem é a sua ousadia de fazer da matéria do fantástico um lugar de encontro real entre a mágoa adulta e a solidão mágica da infância.» Inês N. Lourenço, DN

«É uma estreia notável.» Luís Miguel Oliveira, Público

«Alma Viva, o candidato português ao Oscar de Melhor Filme Internacional, foi rodado em Trás-os-Montes entre o misticismo e a memória afetiva. É um passo muito firme da cineasta franco-lusa Cristèle Alves Meira.» Francisco Ferreira, Expresso