31 Agosto 2022
MAL VIVER de João Canijo e ALMA VIVA de Cristèle Alves Meira, escolhidos pela Academia Portuguesa de Cinema como pré-candidatos de Portugal na categoria de Melhor Filme Internacional, na 95ª edição dos Oscars
Dois filmes produzidos pela Midas estão entre os cinco agora revelados na pré-escolha da Academia Portuguesa de Cinema, e que serão colocados à votação dos seus membros, votação de que sairá o filme português proposto aos Oscars 2023.

Com estreia para 24 de Novembro próximo, MAL VIVER de João Canijo, com Anabela Moreira, Rita Blanco, Madalena Almeida, Cleia Almeida e Vera Barreto, é a história de uma família de cinco mulheres, que se ocupam de um hotel de província, uma história de mães e filhas, amores que deram lugar à amargura e ao rancor. Com imagem de Leonor Teles, o filme foi rodado em Ofir (no Hotel Parque do Rio), e produzido com o apoio do ICA, da RTP, e do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema, com a colaboração da Câmara Municipal de Esposende.
MAL VIVER estreará entre nós a 24 de Novembro e será depois estreado internacionalmente num grande festival de cinema.

ALMA VIVA de Cristèle Alves Meira esteve já presente na Semana da Crítica do Festival de Cannes, em Maio passado (e circula agora por festivais em todo o mundo) onde teve uma recepção absolutamente entusiástica por parte da crítica internacional e nacional. Co-produção luso-francesa integralmente rodada em Trás-os-Montes, na região de Vimioso, de onde é originária a família da realizadora, o filme retrata a relação de uma miúda com a sua avó, e a forma como tradições e crenças ancestrais se misturam hoje em ideia, numa realidade que é ela própria tão especial.
ALMA VIVA tem direcção de fotografia de Rui Poças e conta com actrizes como Ana Padrão, Ester Catalão e Jacqueline Corado, ao lado da jovem Lua Michel, no papel principal. Produzido com a francesa Fluxus Films e a belga Entre Chien et Loup, o filme teve o apoio do ICA, da RTP, e do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema. A estreia em Portugal será a 3 de Novembro próximo.