28 Maio 2015
MEKONG HOTEL DE APICHATPONG WEERASETHAKUL E MANHÃ DE SANTO ANTÓNIO DE JOÃO PEDRO RODRIGUES ESTREIAM A 11 DE JUNHO
Mekong Hotel de Apichatpong Weerasethakul, o realizador de O Tio Boonmee que se lembra das suas Vidas Anteriores estreia a 11 de Junho no Cinema Ideal. Em complemento, estreia a curta-metragem Manhã de Santo António de João Pedro Rodrigues.

Um retrato de um hotel perto do rio Mekong, o rio que marca a fronteira entre a Tailândia e o Laos. Nos quartos e nos terraços, Apichatpong ensaiou um filme que não chegou a ser feito. O filme divaga entre a ficção e o documentário, os laços entre uma mãe e a sua filha, dois amantes e o rio. Mas ao ser filmado durante as cheias na Tailândia é também atravessado pela demolição, a política e os sonhos de futuro. Mekong Hotel foi apresentado no Festival de Cannes.

Em complemento, e porque estamos em semana de Santo António, estreia também a curta-metragem Manhã de Santo António, de João Pedro Rodrigues (distribuição Blackmaria), que estreou internacionalmente na Semana da Crítica em Cannes e ganhou o prémio de Melhor curta-metragem Europeia no Curtas2012 e o prémio de Melhor Fotografia no Festival Janela Internacional de Cinema do Recife.
Manda a tradição que no dia 13 de Junho, dia de Santo António, o padroeiro de Lisboa, os namorados ofereçam vasos de manjericos enfeitados com cravos de papel e bandeirolas com quadras populares como prova do seu amor.