03 Julho 2015
MUDAR DE VIDA DE PAULO ROCHA REPOSTO NO CINEMA IDEAL DURANTE ESTA SEMANA
Em homenagem àquela que nesse filme teve uma das mais extraordinárias interpretações de sempre do cinema novo português, Maria Barroso, é reposto no Cinema Ideal durante esta semana o filme Mudar de Vida de Paulo Rocha (na compra de um bilhete, o segundo é oferecido).

Uma praia de pescadores, o mar que a pouco e pouco vai conquistando a terra. A luta do homem com o mar e sobretudo a luta entre a tradição e o progresso. No centro do drama estão as relações sentimentais, difíceis e quase absurdas que unem um pescador, Adelino, de regresso da guerra de África e duas mulheres, Júlia, uma mulher do mar (à moda antiga), e Albertina, uma operária misteriosa e selvagem. Voltando do Ultramar, Adelino encontra Júlia, a sua antiga namorada, casada com o seu irmão. O drama surge… Albertina, a operária, desafia-o a partir, a Mudar de Vida.

Esta cópia corresponde ao restauro digital de “Mudar de Vida” levado a cabo por iniciativa do Realizador e em grande parte concluído em vida deste. A nova matriz digital de imagem de resolução 2K foi obtida por transcrição do negativo de imagem de 35mm. O som foi restaurado digitalmente tomando como referência a mistura final do negativo de som óptico mas recuperando também bandas magnéticas parciais. Prosseguindo a colabora~ção inicialmente prestada a Paulo Rocha, as várias etapas do restauro tiveram supervisão do Realizador Pedro Costa, a quem a Cinemateca Portuguesa  - Museu do Cinema manifesta o seu profundo agradecimento