29 Março 2018
NO INTENSO AGORA DE JOÃO MOREIRA SALLES CONTINUA EM EXIBIÇÃO
No Intenso Agora de João Moreira Salles continua em exibição em Lisboa no Cinema Ideal.

A estreia do filme No Intenso Agora de João Moreira Salles é mais uma colaboração do cinema Ideal com o Doclisboa, no âmbito do programa de estreias 6.doc, mas neste caso o filme será também distribuído em Portugal pela Midas, circulando assim por todo o país e com edição em DVD e em simultâneo com disponibilidade na Filmin e nos videoclubes dos operadores de televisão (a partir de dia 5 de Abril).

Evocação do ano de 68 - o Maio francês, Praga e a invasão da Checoslováquia, o Brasil sob a ditadura militar - a partir de imagens amadoras que a sua mãe filmou na China, que visitou com um grupo de amigos - ‘industriais, banqueiros e gente da sociedade’ - em 1966, em plena Revolução Cultural, o filme estreia entre nós precisamente a 22 de Março, data em que em 68 os estudantes tomaram a universidade de Nanterre, e que daria o nome ao movimento de que Daniel Cohn-Bendit foi um dos fundadores.

Em No Intenso Agora João Moreira Salles interroga o sentido das imagens dos grandes acontecimentos que em 1968 abalaram o mundo e reflecte sobre a forma como esse tempo de grandes esperanças foi sendo substituído pelo desalento e a derrota.
Premiado no festival Cinéma du Réel, em Paris, com o Prémio Melhor Filme e Melhor Música (da autoria de Rodrigo Leão), depois de ter estreado internacionalmente no Festival de Berlim, o filme foi exibido pela primeira vez entre nós na última edição do Doclisboa.

João Moreira Salles é autor de diversos documentários, entre os quais se destacam Santiago (2007, também apresentado no Doclisboa), Entreatos (2002, sobre a campanha eleitoral que levou Lula à presidência) e Notícias de uma Guerra Particular (1999). E é director do Instituto Moreira Salles (https://ims.com.br/)  e editor da revista Piauí (http://piaui.folha.uol.com.br/).