23 Março 2016
NOVO FILME DE APICHATPONG WEERASETHAKUL ANTESTREIA A 26 DE Abril COM A PRESENÇA DO REALIZADOR
Cemitério do Esplendor, o novo filme de Apichatpong Weerasethakul, apresentado na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, estreia a 28 de Abril em Portugal em Lisboa (Ideal e Monumental) e Porto (Arrábida).

O filme antestreia a 26 de Abril numa sessão na Cinemateca Portuguesa que contará com a presença do realizador.

A Midas Filmes estreara já os filmes O Tio Boonmee Que se Lembra das Suas Vidas Anteriores (Palma de Ouro no Festival de Cannes) e Mekong Hotel. E, em 2011, a Cinemateca Portuguesa dedicou ao realizador uma retrospectiva.

Apichatpong Weerasethakul estará em Lisboa para dirigir um Seminário do curso de doutoramento em Estudos Artísticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), e na Cinemateca para além de Cemetery of Splendour apresentará ainda Mekong Hotel e várias curtas. Para o programa que agora lhe é dedicado escolheu ainda vários filmes de Tsai Ming Liang, Hou Hsiao Hsien, Abbas Kiarostami e Francis Ford Coppola, entre outros.

Soldados com uma misteriosa doença de sono são transferidos para uma clínica temporária numa antiga escola. O espaço, repleto de memórias, torna-se num mundo revelador para a voluntária, Jenjira, enquanto cuida de Itt, um bonito soldado, que nunca recebe visitas de famíliares. Jen fica amiga de Keng, a jovem médium que usa os seus poderes psíquicos para ajudar as famílias a comunicar com os homens em coma. Os médicos exploraram formas, incluindo a terapia de luz colorida, para aliviar os sonhos conturbados dos homens. Jen descobre o enigmático diário de Itt com estranhos escritos e esboços. Pode haver uma ligação entre a síndrome enigmática dos soldados e a mítica região, situada debaixo da clínica. Magia, cura, romance e sonhos fazem parte do caminho de Jen para uma consciência mais profunda de si mesma e do mundo que a rodeia.