24 Março 2016
Novo projecto de João Canijo em filmagens
Teve esta semana início a fase final da produção do próximo projecto de João Canijo, FÁTIMA / CAMINHOS DA ALMA, cujas filmagens decorrerão ao longo das próximas dez semanas, partindo dos arredores de Vinhais (distrito de Bragança) até chegar a Fátima.

É a história de um grupo de onze mulheres que, ao longo de dez dias e percorrendo mais de quatrocentos quilómetros a pé, se dirigem em peregrinação a Fátima: “Cada uma cumpre a sua peregrinação com uma motivação própria: pagar uma promessa, agradecer à Virgem, fazer um pedido, expiar os pecados, cumprir um ritual de fé, ou apenas por curiosidade ou porque é a sua única oportunidade de uns dias de férias. Pelo caminho cruzam terras do país profundo, desertificado e envelhecido, em cujo abandono e decadência – arquitectónica e humana - tomam consciência de si mesmas e do povo de que nasceram.

O esforço e sofrimento com que farão a travessia de paisagens naturais de perder de vista, ao sol e à chuva, ao calor e ao frio extremos, vão fazê-las sentir profundamente a sua fragilidade, e reduzi-las à insignificância trágica da dimensão humana. O sofrimento, as limitações físicas e a vulnerabilidade levam-nas a momentos de ruptura. Revelam-se então as suas identidades e motivações profundas. No meio de um enorme sofrimento e exaustão, cada uma terá de reencontrar o seu caminho para a redenção.”

Cinco anos depois de “Sangue do Meu Sangue”, neste novo projecto João Canijo volta a trabalhar com actrizes com quem antes trabalhou como Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Márcia Breia, Ana Bustorff, Teresa Madruga e Teresa Tavares, e outras que com ele colaboram pela primeira vez, Vera Barreto, Íris Macedo, Alexandra Rosa e Sara Norte.

FÁTIMA / CAMINHOS DA ALMA é uma co-produção franco portuguesa da Midas Filmes (Pedro Borges, Portugal) com a Les Films de l’Après-Midi (François d’Artemare, França) e tem o apoio do ICA, da RTP e do CNC.


(foto (c) Joana Linda)