29 Setembro 2015
O BOTÃO DE NÁCAR DE PATRICIO GUZMÁN É O FILME DE ENCERRAMENTO DO DOCLISBOA E ESTREIA EM DEZEMBRO
O Botão de Nácar de Patricio Guzmán será o filme de encerramento da próxima edição do DocLisboa que decorre de 22 de Outubro a 1 de Novembro em Lisboa. O filme que venceu em Berlim o Urso de Prata de Melhor Argumento estreará em Dezembro, juntamente com Nostalgia da Luz, o filme anterior do realizador e primeiro tomo desta trilogia.

O Botão de Nácar é o segundo tomo de uma trilogia, sendo que neste filme Guzmán explora a água. O oceano contém toda a história da Humanidade, as vozes da terra e as que vêm do espaço. A água é também a maior fronteira do Chile e guarda o segredo de dois botões que foram encontrados nas suas profundezas. Com 2670 milhas de costa, o Chile é o maior arquipélago do mundo e tem paisagens espectaculares: vulcões, montanhas e glaciares. Também aí se ouvem as vozes dos primeiros indígenas da Patagónia, os primeiros colonos ingleses e as dos prisioneiros políticos. Alguns dizem que a água tem memória. Este filme mostra que também tem voz. 

Nostalgia da Luz é um filme sobre a distância entre o céu e a terra, entre a luz do cosmos e os seres humanos e as idas e voltas que se criam entre eles. No Chile, a três mil metros de altura, astrónomos do mundo inteiro encontram-se no deserto de Atacama para observar as estrelas. Neste lugar, a transparência do céu permite ver os confins do Universo. Na terra, o solo preserva os restos intactos, mumificados para sempre, de exploradores, mineiros, índios e prisioneiros políticos da ditadura. Enquanto os astrónomos procuram vida extraterrestre, um grupo de mulheres remove pedras à procura de familiares. O filme foi apresentado no Festival de Cannes, ganhou o Prémio de Melhor Documentário nos Prémios Europeus do Cinema e foi o filme de abertura do Festival de Marselha.