25 Junho 2012
O CAVALO DE TURIM ACLAMADO PELA CRÍTICA
O Cavalo de Turim, o primeiro filme a estrear comercialmente em Portugal de Béla Tarr, um dos nomes mais singulares do cinema europeu contemporâneo, estreou em Portugal com o aplauso da crítica. A estreia é já considerada como um dos acontecimentos do ano.

"Magnífico, e inesgotável: vê-lo duas vezes é querer vê-lo uma terceira". escreve Luís Miguel Oliveira, que dá 5 estrelas ao filme, no suplemento Ípsilon do Público.

"Há quatro anos, um amigo sussurrou-me ao ouvido um nome: Béla Tarr. Prometi-lhe que iria ver. Ainda bem que o fiz.(...) Nunca tinha visto cinema assim. (...)  O Cavalo de Turim é por assim dizer o teceiro painel deste tríptico alucinante sobre a condição humana e sem dúvida a sua obra-prima, escreve Paulo Nozolino, num texto no Expresso. Vasco Baptista Marques e Francisco Ferreira também classificam o filme com 5 estrelas no Expresso.

"Um admirável testemunho dessa continuada batalha para fazer do cinema, não apenas um retrato do mundo, mas uma experiência sensorial e intelectual distinta de qualquer outra linguagem artística", escreve João Lopes, no Cinemax

O Cavalo de Turim ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim e está em exibição em Portugal em exclusivo no UCI El Corte Inglés (Lisboa) e UCI Arrábida (Porto).

Em Setembro, a edição em DVD de O Cavalo de Turim será acompanhada pelos primeiros volumes da obra completa de Béla Tarr em DVD que a Midas editará: O Tango de Satanás, As Harmonias de Werckmeister  e Perdição.

Em Turim, em 1889, Nietzsche protege um cavalo que é brutalmente espancado. Depois desse episódio, perderá a razão. No campo, um camponês, a filha e o velho cavalo. Lá fora, uma tempestade.