26 Março 2015
O PAÍS DAS MARAVILHAS NOS CINEMAS EM LISBOA E NO PORTO
O País das Maravilhas de Alice Rohrwacher estreia hoje nos cinemas em Lisboa (Cinema Ideal, Monumental e UCI El Corte Inglés) e no Porto (UCI Arrábida), depois da ovação na abertura da Festa do Cinema Italiano.


O filme, protagonizado por Alba Rohrwacher, Monica Belluci e Sam Louwyck, conquistou o Grande Prémio do Júri em Cannes, e é a história da família de Gelsomina, uma família que vive segundo as suas próprias regras.

Para começar, Gelsomina, com apenas doze anos, é praticamente a chefe de família. As suas três irmãs mais novas obedecem-lhe e trabalham sob a sua vigilância. Mas o mundo exterior não pode saber nada sobre a forma de vida deles e eles devem proteger-se na sua isolada casa de campo.

O pai de Gelsomina, Wolfgang, é um estrangeiro e Gelsomina a futura rainha do estranho e improvável reino que ele construiu. Um herdeiro seria mais apropriado, mas Gelsomina é forte e determinada e tem um talento especial para as abelhas e para fazer mel. É Gelsomina que procura os enxames nas árvores, que organiza a extracção do mel e que carrega as colmeias.

Enquanto o campo está a ser destruído pelos pesticidas e a vida rural a mudar, um programa de televisão chega e oferece um prémio para a família mais tradicional. O programa das Maravilhas Rurais é apresentado pela boa fada Milly Catena.

Gelsomina quer participar no concurso, mas Wolfgang nem sequer considera essa hipótese. Algo o atormenta: as novas regulamentações europeias sobre a produção de mel. Se não adaptarem o laboratório, têm de parar a produção. Trabalharam muito para aumentar o número de colmeias e fazer o laboratório. Para conseguir mão de obra barata, Wolfgang aceita um rapaz delinquente vindo de um programa de reinserção.

A tensão aumenta: entre o rapaz silencioso em que Wolfgang projecta o desejo de um ter tido um filho varão, e a força de Gelsomina que fará tudo para participar no concurso.
Nada ficará igual no fim do Verão. Um Verão extraordinário em que as regras que uniam a família começam a quebrar...